logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 20 de setembro de 2017 | relogio 02:28

O Futuro - 51 anos da Universidade Estadual de Montes Claros- 24/05/2013

sans-serif;">O Futuro

 

 

João dos Reis Canela 

Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros 

 

 

O cinquentenário existencial da Universidade Estadual de Montes Claros, comemorado durante o ano de 2012, foi momento célebre para exaltação histórica da instituição. Atores e atos que construíram a Unimontes foram rememorados e recontados como luz para os passos deste presente e guia para o futuro. E com esse pensamento, de olho no tempo novo, que a Universidade se abre para o seu próximo cinquentenário, até construir o seu primeiro século.

 Os desafios são retratos de cada tempo. Se, na década de 1960, os destemidos desbravadores do ensino superior, que então desabrochava nas terras do semiárido, pretendiam suprir lacunas educacionais de um tempo sem graduação, hoje, época de tecnologias e exigências velozes, há de se pensar em favorecimento do mercado de trabalho, profissionalização e nas demandas provocadas pela exploração de riquezas e serviços diversos. Os currículos devem ser mais exigentes, ao mesmo tempo em que devem permitir à academia respirar mais livre, adaptando-se ao futuro, à necessidade de mão de obra diferenciada, à inserção socioeconômica, mas também de olho primordial na sustentabilidade e na vida.  A Universidade deve atender ao que a sociedade dela espera, mas também deve abraçar rumos comuns e profundos à preservação da vida, eliminação da desigualdade, ser a favor da justiça social, elevação dos índices educacionais, educação pública de qualidade para todos, avanço da pesquisa e da pós-graduação.

A Unimontes se veste de futuro para o próprio futuro. E faz isso de maneira planejada, destemida, de olho nas transformações ao seu redor para que não se sinta vetusta. Ao contrário, renovada, seja caminho para o desenvolvimento, gerando conhecimento para a vida.  

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito