seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 17 de novembro de 2018 | relogio 19:28

Nusi realiza mesa temática para valorizar a importância do Setembro Azul, mês dos surdos

A Universidade Estadual de Montes Claros terá uma programação específica para marcar o “Setembro Azul” – ação nacional em reconhecimento aos surdos. A coordenação é do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI), vinculado ao Departamento de Educação, que realizará na próxima terça-feira (18/9), uma mesa temática com a participação gratuita de professores, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da educação básica e comunidade em geral.

As atividades serão no auditório do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), no 2º andar do prédio 2, no campus-sede, a partir das 19 horas.

Dentre as coordenadoras está a professora Rosana Fróes Santos, do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes. Pedagoga e pós-graduada em Libras, ela é a primeira docente surda aprovada em concurso público na instituição. Rosana ministrará a primeira palestra “A Educação e a Construção Identitária da Pessoa Surda”.

EXPERIÊNCIAS

Com o evento, ela pretende compartilhar as experiências de inclusão no ambiente da universidade e a importância de ampliar os serviços de atenção à comunidade surda. Segundo Rosana, ainda como acadêmica, encontrou o suporte nas ações de promoção à acessibilidade na Universidade com intérprete disponível e compreensão dos colegas e de alguns poucos professores com a sua inclusão. Agora como docente, "espero ampliar ações de conscientização sobre a inclusão do acadêmico surdo e, inclusive, difundi-las junto à comunidade externa".

O professor doutor Márcio Jean Fialho de Souza, da Unimontes, também participa da mesa temática, com a abordagem do tema: “Literatura e Resistência: mãos que falam e se identificam”.

O terceiro tema relacionado é “Cultura surda e sua implicação na acessibilidade educacional dos surdos”, que será apresentado pela professora Themis Farias de França Desiderio, também do Departamento de Comunicação e Letras, especialista em Libras e mestranda em Estudos Literários. Para a pesquisadora, o evento reforça a campanha nacional para que a cultura surda seja disseminada, assim como a representatividade das lutas e conquistas do surdo no meio educacional.

O Nusi é coordenado pela professora Silvana Diamantino França.

SERVIÇO
Setembro Azul
Mesa Temática sobre o Mês dos Surdos
Data: 18 de setembro
Local: auditório do prédio 2, 2º andar, campus-sede
Evento gratuito com entrega de certificado (4 horas)
Informações: (38) 3229-8196
e-mail: nusi@unimontes.br

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito