seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 22 de setembro de 2018 | relogio 22:51

Aberto à comunidade, projeto “Grupo de Leitura” convida para analisar a obra de Conceição Evaristo

Conceicao EvaristoO livro de contos Olhos DÁgua, da escritora mineira Conceição Evaristo (foto), será o tema de análise e discussão do projeto “Grupo de Leitura”, desenvolvido no âmbito da Unimontes com a comunidade acadêmica e o público em geral. Será no dia 8 de outubro, às 19 horas, no Museu Regional do Norte de Minas, com participação aberta e gratuita.

A proposta é do professor Márcio Jean Filho, professor do Departamento de Letras e do mestrado em Estudos Literários, com o “objetivo de promover, incentivar e propagar a prática de leitura por prazer”. Segundo ele, o grupo propõe a convivência discursiva entre pessoas, independente da faixa etária, que gostem de ler e queiram trocar experiências.

O Grupo de Leitura foi criado em setembro último, com a proposta de realizar, uma vez por mês, num espaço público, o encontro de aficionados por obras de escritores luso-brasileiros. A primeira edição discorreu sobre o livro de poemas “Sangue Negro”, da escritora moçambicana Noémia de Sousa.

SOBRE

Olhos D’água é um livro de contos que discute a essência feminina. “A autora descreve também sobre a violência contra a mulher negra”, explica o coordenador do projeto. O professor Márcio Jean lembra que, no primeiro semestre deste ano, a escritora Conceição Evaristo motivou uma campanha nacional para assumir a cadeira 7 e se tornar a primeira mulher negra como imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL). No entanto, ela obteve apenas um voto.

Para as edições seguintes do Grupo de Leitura, embora haja um repertório previamente definido, os participantes poderão sugerir novos títulos para análise e discussão.

Conceição Evaristo é uma das autoras mineiras com obras indicadas para a segunda etapa do PAES, o vestibular seriado da Unimontes.

SERVIÇO
Grupo de Leitura – evento mensal
Promoção: professor doutor Márcio Jean Fialho (Mestrado em Letras)
Data: 8 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Museu Regional do Norte de Minas
Certificado: 4 horas
Informações: pcopmarciojean@gmail.com
(38) 9.8809-6499

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito