seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 22 de setembro de 2018 | relogio 22:11

Acadêmicos de Artes Visuais realizam amostra coletiva “Assemblage e Hibridismo”

O trabalho de acadêmicos de Artes Visuais da Unimontes está aberto à visitação no Museu Regional do Norte de Minas. A Amostra “Assemblage e Hibridismo”, lançada na última terça-feira (11 de setembro), reúne 13 peças produzidas pelo 4º período do curso, sob orientação da professora Maria Elvira Curty Romero Christoff, da Disciplina Escultura III.

Conforme os organizadores, as esculturas são livres, elaboradas a partir de colagem ou encaixe em objetos e estruturas, com a utilização de materiais como papéis, tecidos e madeira. “Os artistas conseguem ultrapassar as limitações da superfície do objeto, rompendo o limite da pintura e criando uma junção da pintura, colagem e escultura”, descreve o texto de apresentação da mostra.

Há uma pessoalidade em cada produção, com inspirações a partir de “ações emocionais e afetivas interligadas com significados históricos de cada acadêmico”. A acadêmica Anne Karolyne dos Reis, por exemplo, utilizou uma série de bijuterias já inutilizadas. “Foi proposto utilizar algo associado à memória afetiva de cada participante”, explica.

O termo “assemblage” é de autoria do pintor e gravador francês Jean Dubuffet, a partir da exposição de mesmo nome, lançada no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, há 57 anos.

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 15 de outubro.

SERVIÇO
“Assemblage e Hibridismo”
Exposição coletiva – acadêmicos 4º período de Artes Visuais
Curadoria: professora Maria Elvira Curty Romero Christoff
Período: até 15 de outubro
Local: Museu Regional do Norte de Minas – 2º andar
Rua Coronel Celestino, 75, Centro
Informações: (38) 9.8429-6612
e-mail: museu.regionalnm@gmail.com

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito