seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 18 de outubro de 2018 | relogio 15:25

ENADE 2017: Cursos de Engenharias e de Letras/Inglês alcançam conceito 4 e estão entre os melhores do País

enadeEm 2017, 451 mil estudantes de 10,6 mil cursos de 1,5 mil instituições de ensino (privadas e públicas) de todo o Brasil participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os resultados foram divulgados nessa terça (9/10), pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), três obtiveram melhor desempenho alcançando nota 4 (de excelente desempenho) e outros 12 obtiveram conceito 3 (bom).

Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas e de Letras/Inglês da Unimontes alcançaram nota 4 e estão entre os 90 melhores do Brasil. No cenário estadual, também se destacam: Letras/Inglês é o terceiro de melhor desempenho em Minas Gerais, assim como o de Engenharia de Sistemas. Já o curso de Engenharia Civil, entre os 81 avaliados em território mineiro, o da Unimontes ocupa a posição 11 conforme o Enade.

Em nível nacional as três graduações estão em posição de destaque. Letras/Inglês possui a 23ª melhor avaliação em todo o País. Foram avaliadas 105 instituições. O de Engenharia de Sistemas, cujo ranking foi considerado junto aos cursos de Engenharia de Computação, a Unimontes alcançou o 33º lugar nacional em 104 graduações avaliadas nestas áreas.

No Brasil, foram avaliados 539 cursos de Engenharia Civil e o da Unimontes ocupa a 81ª posição nacional.

O QUE É

O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD) são dois dos índices calculados anualmente pelo Inep, a partir da combinação do resultado do Exame com os dados específicos de cada graduação: os desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação e o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (considerando seus desempenhos no Enade e no Enem).

Em novembro, o Inep irá divulgar outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

ENADE

Previsto na Lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório e apenas o concluinte que responder ao questionário do estudante e realizar a prova pode participar da colação de grau.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito