seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 22 de maio de 2019 | relogio 05:45

Unimontes oficializa acordo com Instituto Federal da Suíça nas áreas de pesquisa e treinamento urbano

Reuniao protocolo

O trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros para ampliar o horizonte das parcerias institucionais ganhou mais força na tarde dessa quarta-feira (11/5), com o reitor, professor João dos Reis Canela assinando o protocolo de acordo da Unimontes com o Centro de Cooperação e Desenvolvimento (Codev) do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL). A entidade suíça foi representada pelo professor doutor Jean-Claude Bolay. Ele integra a cátedra da Unesco (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Cultura e das Artes) com a cadeira na área “Tecnologias para o Desenvolvimento”.

Elencado em 10 tópicos, o protocolo assinado estreitará a Cooperação Científica no campo da pesquisa e de treinamento urbanos, especificamente no âmbito do Departamento de Geociências, do Mestrado em Geografia e do Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais (LAEUR), da Unimontes.

“A Unimontes luta para se posicionar entre as melhores universidades do País. Como uma instituição emergente, com mais de 54 anos de existência, o trabalho de interlocução com outras instituições é extremamente importante para a sequência de trabalhos”, destacou o reitor João Canela.

CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA

Jean-Claude reitorChefe de departamento de Geociências, a professora Maria Ivete Soares de Almeida, vice-reitora da Unimontes no período entre 2006/2014, também participou da reunião e destacou o papel científico que a parceria trará a partir da produção de artigos científicos sob a orientação e contribuição do professor Bolay. Na mesma perspectiva, os professores Anete Marília Pereira, coordenadora do mestrado em Geografia, e Expedito José Ferreira, coordenador do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), afirmaram que o “protocolo sugere a abertura de novos horizontes no âmbito do mestrado e das pesquisas na área”.

A expectativa é que o pacto institucional tenha a duração de três anos, a contar da assinatura. Contudo poderá ser prorrogado em comum acordo entre as instituições. Além de unir competências, o protocolo abrangerá desenvolvimento de pesquisas e treinamento no campo de estudos urbanos tanto para docentes como para acadêmicos, além da possibilidade de intercâmbio para a Europa.

Também participaram da reunião de assinatura do acordo os professores Juliana Leite Ferreira e Paulo Eduardo Gomes de Barros, pró-reitores adjuntos de Pós-Graduação e de Extensão, respectivamente; professora Iara Soares França, do curso de Geografia e coordenadora do Laeur, e a professora Romana de Fátima Cordeiro Leite, coordenadora pedagógica do mestrado em Geografia.