logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 26 de abril de 2017 | relogio 04:58

Unimontes projeta avanços no ensino a distância e comemora 10 anos de reconhecimento na área

 

EAD 10anos

Após ter completado 10 anos de reconhecimento dos seus cursos de educação a distância, a Universidade incrementa o trabalho e reforça a atuação na área. São oferecidos pela instituição nove cursos em polos de apoio presencial em 13 municípios, somando 1.030 alunos matriculados. As atividades são coordenadas pelo Centro de Educação a Distância(CEAD) e os cursos viabilizados por intermédio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

A Unimontes obteve o reconhecimento definitivo para a oferta de seus cursos a distancia em todo Estado de Minas Gerais por intermédio da portaria nº 1.065, assinada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, em 25 de maio de 2006. Em 9 setembro de 2016, a Unimontes conseguiu novo recredenciamento para ministrar os cursos, válido por mais 10 anos, por meio da portaria nº 1.045, assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

"Em uma década de reconhecimento oficial dos nossos cursos de educação a distância, a Universidade Estadual de Montes Claros apresenta resultados altamente exitosos. Com o modelo, facilitamos a vida dos cidadãos, viabilizando a realização da conquista do ensino superior por parte daquelas pessoas que não têm como frequentar as aulas presenciais", afirma o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Em 2016, os cursos de educação a distância da Unimontes foram viabilizados dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com recursos financeiros da ordem de R$ 3.351.100,00 liberados pelo Governo Federal. Durante o ano foram capacitados 120 profissionais para atuar nos projetos.

Atualmente, a Unimontes ministra no modelo a distância os cursos de graduação (licenciatura) nas áreas de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Letras/Espanhol e Pedagogia.

Os cursos são ministrados com a manutenção dos polos de apoio presencial nos municípios de Almenara (Letras/Inglês e História), Buritizeiro (Letras/Português), Carlos Chagas (História e Pedagogia), Cristália (Educação Física e Letras Português), Francisco Sá (Ciências Sociais e Letras Português), Itamarandiba (Ciências Sociais, Geografia e Letras Português), Janaúba (Ciências da Religião, Educação Física, Letras/Inglês e Pedagogia), Januária (Pedagogia, Mantena (Letras Espanhol) Pedra Azul (Ciências da Religião, Educação Física, Letras Português e Pedagogia), Pompéu (Educação Física, Geografia, Pedagogia, São João da Ponte (Ciências Sociais) e Urucuia (Educação Física e História).

AULAS AO VIVO

Na busca pela inovação das práticas pedagógicas, o Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes implantou em 2016 a metodologia de transmissão de aulas ao vivo, por meio da internet. O sistema em tempo real facilitou o planejamento dos trabalhos de professores e tutores, favorecendo também o processo de ensino/aprendizagem.

As transmissões das aulas ao vivo têm duração de duas horas. Nesse período, os professores expõem os conteúdos, tiram as dúvidas e explicam as atividades colaborativas (na primeira aula) ou individuais (segunda aula).

COMO FUNCIONA

A primeira aula da transmissão é exclusiva para os polos de apoio presenciais. Após a transmissão, os alunos realizam uma atividade colaborativa em equipes. Os tutores presenciais dão suporte em cada polo, e, ao final, os alunos submetem a atividade colaborativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Na segunda aula, a transmissão é aberta no canal do YouTube para o aluno assistir aonde tiver acesso à internet. O professor decide sobre a atividade individual a ser realizada. Os tutores (presencial e virtual) dão suporte às atividades individuais no AVA. Ao final da segunda aula, os alunos submetem à atividade individual.

As aulas ao vivo apresentam como principais vantagens: todos os polos têm aulas com o próprio professor formador, o especialista no conteúdo da disciplina; são realizadas duas aulas por disciplina, mais tempo para aulas, orientações e interações; todos os polos assistem à mesma aula, ao mesmo tempo; as dúvidas são sanadas em tempo real, com feedback imediato do próprio professor especialista. Além disso, as aulas serão gravadas e permanecem disponíveis na sala virtual para serem assistidas quando, onde e quantas vezes o aluno/docente necessitar.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito