logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 20 de agosto de 2017 | relogio 22:51

Medicina esportiva será tema de congresso com profissionais renomados em Montes Claros

 

Congresso MedicinaEsportiva

Profissionais renomados do País serão palestrantes do I Congresso Norte-Mineiro de Ortopedia e Medicina Esportiva, que acontecerá em Montes Claros, nos dias 18 e 19 de agosto de 2017, no Espaço 4Quatro1 Eventos, no Bairro Melo. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições organizadoras. As inscrições estão abertas, com foco numa programação multidisciplinar para professores, acadêmicos, educadores físicos e profissionais das diversas áreas de saúde.

A organização é dos acadêmicos dos cursos de Medicina da Unimontes e das Faculdades Pitágoras (FIPMOC) e dos cursos de Medicina e Fisioterapia das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). A iniciativa envolve a Liga Acadêmica Norte-Mineira de Ortopedia e Traumatologia (LANOT), Liga de Ortopedia e Traumatologia (LOT FIP-MOC) e a Liga Acadêmica de Medicina Esportiva (LAME).

Ainda coordenam o evento os docentes e preceptores do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Entre outros especialistas, está confirmada a presença do doutor Rodrigo Barros Vieira, médico ortopedista do Clube Atlético Mineiro e coordenador da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário das Faculdades Ciências Médicas (Belo Horizonte). Ele vai abordar o tema "Lesões Musculares no Futebol".

Confira

Também vão proferir palestras durante o evento o professor Jardélio Mendes Torres, graduado pela Unimontes e referência no País em cirurgia do pé e de tornozelo. Integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, ele falará sobre "Instabilidade Ligamentar Crônica no Tornozelo". Outro convidado é o professor Jean Klay Santos Machado, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que abordar o tema "Instabilidade Femoropatelar".

Ainda durante o I Congresso Norte-Mineiro de Ortopedia e Medicina Esportiva serão proferidas as palestras "Estratégias Nutricionais no Emagrecimento" (nutricionista Gabrielle Alcântara), "Fisiologia Hormonal: aplicações na medicina esportiva" (Anderson Araújo Paiva) e "A importância da Fisioterapia no Processo de Reabilitação do Atleta” (Daniela Freitas Soares).

Além de palestras e apresentações de trabalhos científicos, a programação terá diversos minicursos como “Métodos para Avaliação da Composição Corporal”, “Abordagem da Terapia Manual no Processo de Reabilitação”, “Análises Radiológicas do Trauma em Atletas” e “Exame Físico na Ortopedia”.

As inscrições para submissão de trabalhos e para a participação no evento podem ser feitas pela página no facebook do evento. Podem se inscrever todos profissionais e acadêmicos da área da saúde, incluindo médicos generalistas e das diversas especialidades, bem como educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito