logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 20 de agosto de 2017 | relogio 19:11

Codevasf doa equipamentos de Laboratório para curso de Engenharia Civil da Unimontes

 

Codevasf assinatura2017

O curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contará com o suporte de um laboratório de Análises de Solo e de Estrutura, que vai garantir a melhoria das atividades docentes e a prestação de serviços à comunidade. Os equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O termo de doação foi assinado nesta terça-feira (13/6), pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Aldimar Rodrigues Filho; e pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. A assinatura aconteceu no gabinete da Superintendência Regional da Companhia, em Montes Claros. Na oportunidade, o reitor esteve acompanhado pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux; do diretor de Campi, Humberto Velloso Reis; e do professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, coordenador do curso de Engenharia. Também participaram do encontro o chefe de Gabinete da Codevasf, Fernando Brito, o gerente substituto administrativo, Itamar Medeiros, e o assessor da Superintendência, Fernando Antônio Fialho Sena.

Os equipamentos pertenciam ao laboratório próprio de Análises de Solo e Estrutura da Codevasf, que atendia ao Projeto de Irrigação do Jaíba e foi desativado, após a contratação de empresas terceirizadas. Os materiais serão transferidos para o Centro Tecnológico do campus-sede da Unimontes. Conforme o termo de doação, “os aparelhos deverão ser utilizados no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia Civil".

PARCERIA HISTÓRICA

Ao receber a doação, o reitor João Canela destacou que a Codevasf é uma parceira histórica da Universidade Estadual de Montes Claros e apoiou efetivamente a criação dos campi de Janaúba, Pirapora e Januária. Ele salientou que, com a doação dos equipamentos do laboratório, o órgão reforça a estrutura do curso de Engenharia Civil, garantindo a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão. "A Codevasf se soma à universidade no sentido de atender as aspirações da sociedade", afirmou o reitor.

Por sua vez, o superintendente Aldimar Filho chamou atenção para a importância da atuação da Unimontes na formação de recursos humanos e no desenvolvimento regional. "Ao firmar parceria com a Universidade, estamos contribuindo com o desenvolvimento intelectual da região", observou o superintendente, lembrando que a Codevasf, entre outras ações, trabalha com a capacitação de pequenos produtores.

O professor Guilherme Guimarães ressaltou que o Laboratório de Análises de Solo e Estrutura vai proporcionar diversas vantagens ao curso de Engenharia Civil. Uma delas é a melhoria da formação dos futuros profissionais, com a possibilidade de ampliação dos projetos de pesquisa na áreas de engenharia, que vão produzir novas conhecimentos para a região.

Ele frisa que, além da análise de solo, o laboratório permitirá a avaliação da qualidade de obras públicas, como aterros, asfaltamento de ruas, serviços de concretagem e outros tipos de pavimentos. Nesse sentido, o curso de Engenharia Civil já atua em parceria com o Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) na fiscalização de obras públicas. O laboratório vai contribuir ainda com as ações da Metrus Jr Projetos de Consultoria, a empresa júnior do curso de Engenharia Civil/Unimontes.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito