logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 22 de novembro de 2017 | relogio 17:07

Alunos com deficiência realizam minicurso para professores do CEPT/Unimontes

2017-07-14_10-20-11_628.jpg

Professores do curso de Gestão Pública (tecnólogo) ofertado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros deixaram o centro da sala de aula e assumiram a condição de alunos em uma aula especial ministrada por dois estudantes com deficiência. 

O acadêmico Lucas Tiago do Prado é deficiente visual e Guilherme Peixoto é deficiente auditivo. Ambos falaram das suas experiências e histórias de vida, destacando as interações vivenciadas na escola durante o ensino fundamental e médio, além das experiências no Ensino Superior na Unimontes. 

A aula especial foi realizada na ultima quinta-feira (13), no CEPT/Unimontes. Os professores tiveram a oportunidade de expor suas dificuldades em lidar com pessoas com deficiência não só em sala, mas também no dia a dia e receberam orientações sobre como proceder nessa interação. A proposta é facilitar o processo ensino-aprendizagem e aproximar os professores da realidade das pessoas com deficiência. 

O minicurso ministrado pelos dois acadêmicos reúne professores e alunos do primeiro período do curso de Gestão Pública.  A relação aluno com deficiência e professor em sala é destaque, além da escrita Braile e as novas tecnologias acessíveis empregadas na Educação. 

“Decidimos em reunião do colegiado do curso realizar o minicurso. Faremos três encontros com os professores para atualizar informações sobre pessoas com deficiência e facilitar nossas relações dentro e fora da sala de aula”, disse o acadêmico Lucas Tiago. 

Os professores tiveram acesso ainda a dados e números da população com deficiência medidos pelo IBGE no Brasil em 2010. “Foi uma experiência fantástica assistir ao primeiro encontro do minicurso desses dois alunos”, destacou o professor Márcio Antônio Alves Veloso- Coordenador do curso de Gestão Pública. 

NOVOS ENCONTROS

O segundo encontro está marcado para o dia 27 de julho (quinta-feira), às 17h30 na sala do primeiro período do curso de Gestão Pública. O minicurso tem o apoio do Núcleo de Sociedade Inclusiva da Unimontes (NUSI). A unidade foi criada em 2005 e é vinculada ao Departamento de Educação. O NUSI oferece à comunidade acadêmica diversas atividades inclusivas facilitando o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito