logo unimontes original

seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 20 de fevereiro de 2018 | relogio 08:07

Projeto de reforço escolar, NAP atende 200 alunos da educação básica

 

NAP Testes2017- Atividades do ano letivo serão iniciadas em 19 de fevereiro –

 

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contribui com a melhoria da educação básica, por intermédio do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP). O projeto de extensão colabora com a inclusão social e prepara os alunos do ensino fundamental e médio para o mercado de trabalho e para o ingresso em cursos superiores nas diversas instituições de ensino superior. São atendidos 200 alunos de 45 escolas municipais e estaduais da rede pública de Montes Claros.

No próximo dia 19, acontecerá a abertura das atividades do NAP no ano letivo de 2018, com a recepção dos alunos, às 14 horas, no campus-sede da Unimontes. Será realizada palestra pela professora Dulcivânia Ferreira Leite, do Departamento de Ciências Biológicas. Ainda na oportunidade, serão anunciados os nomes de ex-alunos do projeto aprovados em vestibulares.

Por meio do NAP, são oferecidas, gratuitamente, oficinas de ensino/aprendizagem para os alunos da fundamental (9º ano) e do ensino médio. São ministradas atividades com reforço escolar das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Inglês, Espanhol, Física, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Ciências e Geometria.

Ministradas por acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Unimontes, as oficinas acontecem no prédio 3, do campus-sede, de segunda à sexta-feira, de 13h50 às 17h10.

12 ANOS

NAP Palestra1As atividades do NAP foram iniciadas em abril de 2006 com a participação dos Departamentos de Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Comunicação e Letras e de História. Posteriormente, outros departamentos aderiram ao projeto, que conta, atualmente, com 12 professores orientadores e uma média de 85 acadêmicos voluntários como instrutores/monitores.

O coordenador do NAP, professor Nilson Luiz Castelucio Brito, destaca o objetivo do projeto, que é de contribuir para a transformação da realidade social e cultural das escolas de ensino médio e fundamental, especialmente por meio de oficinas, orientações de estudos, efetivando a missão da Unimontes de promover a melhoria da educação em todos os seus níveis.

Ele ressalta que a proposta é ajudar os alunos de escolas públicas a acelerar o aprendizado e ao mesmo tempo corrigir deficiências e oportunizar mais conhecimentos. “Nossa maior contribuição é preparar os alunos para o mercado de trabalho e para novos desafios. Com as oficinas de ensino-aprendizagem os estudantes melhoram o desempenho e esse é o papel da Universidade: colaborar com os processos educativos da região, facilitando o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, além de melhorar os índices educacionais, tais como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, afirma o professor Castelucio Brito.

SERVIÇO
Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP)
Alunos atendidos: 200
Onde funciona: Prédio 3 do campus-sede da Unimontes
Horário: 13h50 às 17h10 (segunda a sexta-feira)
Informações: (38) 3229-8175/8324
e-mail:napunimontes@yahoo.com.br

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito