seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 23 de junho de 2018 | relogio 03:10

Fadenor completa 22 anos de apoio ao ensino superior e apresenta novo estatuto

 

Fadenor 2018 foto

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) completou, nessa segunda-feira (12/3), 22 anos de existência. Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, atua como instrumento de desenvolvimento de atividades técnico-científicas e apoia a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e outras instituições de Ensino Superior na execução de atividades científicas e tecnológicas, no aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão, realização de processos seletivos e também na celebração de contratos e convênios.

Em 2018, a Fadenor passa a ser regida sob novo estatuto, que a distingue da Unimontes. Com a eleição e posse do novo Conselho Curador, órgão máximo de deliberação e controle das políticas e ações da Fundação, formaliza-se uma separação administrativa entre a Universidade e a Fadenor. No novo estatuto, a participação institucional da Unimontes é assegurada no Conselho Curador da Fundação por uma maioria de cinco integrantes entre professores e servidores, indicados pelo reitor, para compor a curadoria de nove integrantes, sendo quatro vinculados a entidades externas à Universidade.

O mandato é de quatro anos, sem direito a remuneração pela função, permitida apenas uma recondução por igual período.

O Conselho Curador, desde 5 de fevereiro, passou a ser presidido pelo professor Antônio Dimas Cardoso, um dos representantes da Unimontes, que conta também com as presenças dos pró-reitores Roney Versiani Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças); Virgílio Mesquita Gomes (Pesquisa); Hercílio Martelli Júnior (Pós-Graduação); e o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima.

Na diretoria executiva da Fadenor foram mantidos os gestores Abílio Carnielli Filho (diretor administrativo-financeiro e de relações institucionais) e Osmando Braga Santos (diretor técnico). Também foi eleito e empossado novo Conselho Fiscal.

"FORTALECIMENTO"

“Com o novo estatuto, temos uma maior clareza das atribuições da Fadenor, de direito privado, em relação à instituição pública, que é a Unimontes, em termos de novas formas de vínculos institucionais eoperacionais, mas sem junção administrativa", explica o novo presidente do Conselho Curador. Segundo ele, "o novo estatuto, quando se completa 22 anos da instituição, fortalece a autonomia gerencial da Fadenor e, concomitantemente, cria melhores condições para o estabelecimento de novas parcerias, sobretudo o fortalecimento de sua relação com a própria Unimontes".

Antônio Dimas acrescenta que, "para este fortalecimento, é preciso distinguir o que é Fadenor e sua relação com a Universidade. Com o novo estatuto, a Fundação cria melhores condições para buscar novas frentes de trabalho, inclusive em outras regiões. Cria meios formais para promoção e realização de cursos, ações, projetos, contratos e convênios, apoiando a Unimontes e outras instituições”.

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Presidente do Conselho Curador

Antônio Dimas Cardoso

Diretor Administrativo Financeiro e de Relações Institucionais
Abílio Carnielli Filho

Diretor Técnico
Osmando Braga Santos

Conselho Curador
Carlos Alberto Campos Falcão
Edilson Carlos Torquato
Gilberto Eleutério dos Santos
Hercílio Martinelli Júnior
José Laécio Rodrigues Ribeiro
José Otávio Braga Lima
Roney Versiani Sindeaux
Virgílio Mesquita Gomes

Conselho Fiscal
Edenilson Durães de Oliveira
Luiz Pereira da Silva
Marcio Antônio Alves Veloso

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito