seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 25 de maio de 2018 | relogio 03:43

Nova Esperança é o primeiro distrito a receber o espetáculo “A Caravana da Ilusão”

 

Caravana Ilusao destaque

No próximo sábado (19/5), será apresentado no distrito de Nova Esperança, no município de Montes Claros, o espetáculo “A Caravana da Ilusão – Formação de Plateia”. A iniciativa é do Grupo de Extensão, Pesquisa e Experimentos em Técnicas Interpretativas (Gepeti), integrado ao Projeto Teatro Universitário (TU), do curso de Teatro e do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O evento acontecerá na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, às 17 horas, com entrada gratuita. Os distritos de Ermidinha, Miralta, Santa Rosa de Lima, São João da Vereda e São Pedro da Garça também serão contemplados com as atividades.

O projeto “A Caravana da Ilusão” foi aprovado no âmbito do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura de Montes Claros (Sismic). Será realizado, ainda, o workshop “Criação de Grupos Artísticos e Fomento à Cultura”, que também será gratuito.

Conforme os organizadores, o espetáculo e o workshop são coordenados pela professora Solange Sarmento, que também é responsável pelo Gepeti. Ela lembra que o projeto “A Caravana da Ilusão – Formação de Plateia” busca aliar as linguagens do teatro, da música, das artes visuais, circo e mágica.

Segundo a educadora, “na sua concepção, foi pensada a utilização de teatro de formas animadas com recursos cênicos”. Assim, são usados o “teatro de bonecos” e o “teatro de sombras”. A música do espetáculo é acústica, com a letra retirada do texto do escritor Alcione Araújo.

Caravana Cavalo2018

workshop “criação de grupos artísticos e fomento à cultura” objetiva ampliar a formação de plateia e estimular a prática artística. “Este será um espaço de discussão direcionado ao público jovem com vontade de instituir grupos de arte e, ainda, fomentar a prática artística em sua comunidade”, observa Solange Sarmento.

O elenco do espetáculo “A Caravana da Ilusão” é formado por Édila Thais, Isabela Lima, João Pedro Rosa, Ricardo Brandão e Rodrigo Jhosė. O projeto também conta com a participação de Anne Velloso (figurinista), Luiz Renato ( confecção dos figurinos) e Leandro Martins (Projeto do Cavalo Alado). O Teatro Universitário é coordenado pela professora Nelcira Durães, do Curso de Teatro da Unimontes. As atividades em Nova Esperança contam, ainda, com o apoio da professora Maria de Jesus Oliveira Cardoso, diretora da Escola Professora Marilda de Oliveira.

PROGRAMAÇÃO EM OUTROS DISTRITOS

O calendário de apresentações do espetáculo “A Caravana da Ilusão – Formação de Plateia”– em outros distritos de Montes Claros está definido. No próximo dia 26, o evento acontecerá em São Pedro das Garças, às 17 horas. Nos demais distritos, o cronograma é o seguinte: 9/6,em São João da Vereda, às 10h30min; 30/6, em Santa Rosa de Lima, às 16h30; 7/7, em Ermidinha, às 10h30; e 18/8, em Miralta, às 10h30. Em São Pedro das Garças e Santa Rosa de Lima, as apresentações serão realizadas na praça pública. Nas outras comunidades,o espetáculo será apresentado em escolas estaduais. (Fotos: Higor O. de Castro)

SERVIÇO
Espetáculo “A Caravana da Ilusão – Formação de Plateia”
Dia: sábado (19/5)
Horário: 17 horas
Onde: Escola Estadual Marilda de Oliveira –Distrito de Nova Esperança
Entrada: gratuita

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito