seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 25 de março de 2019 | relogio 09:59

Aula inaugural do mestrado em Estudos Literários destaca a obra “Serrano de Pilão Arcado”, de Petrônio Braz

 

Capa Pbraz

A concepção do livro “Serrano de Pilão Arcado”, que narra a saga do jagunço “Antônio Dó” no sertão norte-mineiro, será o tema central da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL), da Universidade Estadual de Montes Claros. O convidado é o advogado e escritor Petrônio Braz, autor da obra.

O evento especial, que marcará o início das atividades da turma 2019, será no próximo dia 18, às 20 horas, no auditório do prédio 2 (segundo andar), do campus-sede. Podem participar professores, acadêmicos, servidores e pessoas da comunidade em geral, gratuitamente.

Além do “Serrano do Pilão Arcado”, Petrônio Braz abordará detalhes do seu mais novo trabalho: o "Dicionário do Léxico dos Gerais”, que será lançado ainda neste ano, com ênfase em termos do vocabulário típico do sertanejo mineiro, em especial o “geraizeiro”.

SOBRE

A professora doutora Ivana Ferrante Rebello é a coordenadora do PPGL e explica que a promoção da aula inaugural vai ao encontro do que propõe os eixos das linhas de pesquisa do mestrado em Estudos Literários da Unimontes, que, entre outros pontos, destaca “a própria ficção e criação literária a partir da ótica dos escritores”.

“Queremos promover um diálogo, um bate-papo para destacar detalhes de como nasce uma obra sob o ponto de vista das narrativas de fatos reais compiladas com as estórias”, acrescenta a coordenadora.

A professora Ivana Ferrante observa que, diferente de outros momentos quanto as aulas inaugurais eram focadas na linguagem acadêmica de pesquisadores e de teóricos em Literatura, pela primeira vez o evento terá a participação de um escritor. “O nosso convidado comentará com o público sobre a identidade do sertanejo, dados históricos de suas abordagens e a linguagem específica na chamada região dos Gerais, que encontramos em suas obras, mas também que fazem parte do dia a dia do norte-mineiro”.

No âmbito do próprio mestrado em Letras em Estudos Literários da Unimontes há dois trabalhos já concluídos que destacam a obra do “Serrano do Pilão Arcado”.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito