seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Segunda-Feira, 20 de novembro de 2017 | relogio 18:29

Modalidade: Licenciatura

Vagas anuais: 30 vagas

• 1º semestre: 30 vagas ( 21 Tradicional + 09 PAES)
  • Duração: 8 semestres

Contato coordenação:

• Telefone: (038) 3229-8257
  • Unidade Acadêmica

Centro de Ciências Humanas - CCH

Artes Visuais

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes deriva das mudanças no antigo Curso de Educação Artística (Habilitações em Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música). Destina-se prioritariamente à formação de professores que possam elaborar e organizar, com base em princípios filosóficos e metodológicos, conteúdos e práticas de ensino e aprendizagem em Artes Visuais para os níveis e modalidades de educação formal e não-formal, explorando criticamente a produção artística nas interrelações entre arte, cultura e educação. Não se pretende promover a formação essencial do artista e sim do Arte/Educador em uma perspectiva que se aproxima dos ideais de artista/educador e educador/artista.

O profissional formado pelo Curso de Artes Visuais, poderá atuar como Educador em Arte nos diversos níveis da Educação Básica (Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio) das redes de educação pública ou privada, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Especial. Poderá ainda atuar em espaços de educação em arte não-formais como ONG"s, Projetos Sociais e Comunidades Educativas, Institutos culturais, museus, galerias de arte e projetos sociais. Pode ainda atuar no campo da arte como artista plástico/visual, curador, galerista e produtor cultural.

Estrutura Curricular (PDF / Tamanho 260,0 KB)

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes deriva das mudanças no antigo Curso de Educação Artística (Habilitações em Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música), criado em 1987, transformado, no ano de 1999, em Curso de Artes (Ênfases em Artes Plásticas, Música e Teatro) e que, em 2005, é transformado em três cursos distintos: Artes Visuais, Artes/Música e Artes/Teatro.

A arte é simultaneamente uma atividade humana e uma esfera de conhecimento, de modo que a interrelação entre habilitação ou formação profissional e área de conhecimento, no caso da arte, é intrínseca. Nesse contexto as Artes Visuais se inserem como campo de conhecimentos que tem como objeto de estudos a imagem estática e em movimento, bem como produtores e produtos artísticos: pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, cinema.