O  Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Montes Claros aprovou por unanimidade a concessão do título de  Doutor Honoris Causa da Unimontes à escritora norte-mineira Amelina Chaves. A proposta do título à escritora  foi apresentada pelo conselheiro Antonio Wagner Veloso Rocha, professor do departamento de Filosofia,  e  oficializada por meio da Resolução Consu 017/2019, assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza.

Em 2019, a instituição completa 30 anos como autarquia pública estadual. A antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira, promulgada em 30 de setembro de 1989. Neste ano, a universidade também alcança 25 anos de reconhecimento federal. Na comemoração, a Unimontes presta homenagem aos seus benfeitores e pessoas que contribuem com o desenvolvimento e a cultura da região.

O título de Doutor Honoris Causa é a maior distinção concedida por uma universidade. Na resolução assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza, são ressaltados “o inestimável e relevante trabalho que a escritora Amelina Chaves exerce no campo da literatura, da arte e da cultura; a sua memorável trajetória escrevendo obras que valorizam e preservam as raízes e os costumes sertanejos; e a sua participação primordial, decisiva e inquestionável como presidente da Associação dos Poetas e Repentistas do Norte de Minas Gerais”.

Na justificativa para a  distinção, é destacada a sensibilidade da escritora “em  usar as palavras para expressar a condição humana do homem do sertão e das personalidades políticas e culturais do Norte de Minas Gerais, a habilidade em adentrar em variados gêneros literários como romance, conto, poesia, biografia e literatura infantil”.

PROPOSIÇÃO

Ao apresentar a proposição do título, o conselheiro e professor da Unimontes Antonio Wagner Veloso Rocha lembra que o trabalho de Amelina Chaves “é amplamente prestigiado em eventos e por instituições de ensino, sendo que uma das suas obras, “ O Flagelado, Príapo de Ébano”, foi indicada para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES/Unimontes/3ª etapa), em 2019. Destaca também que o conjunto de obras da homenageada a credenciou para integrar a Academia Montesclarense de Letras, a Academia Feminina de Letras de Montes Claros e o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC)”.

“A escritora Amelina Chaves é exemplo de pessoa simples, mulher norte – mineira que dedicou a sua vida à literatura. Seus escritos contribuíram imensamente para maior compreensão da arte, da cultura e história do sertão Norte mineiro”, diz a resolução do Conselho Universitário assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza.

Relacionadas

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos
Professores e servidores da Unimontes foram agraciados com a Medalha da inconfidência em Ouro Preto
Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros