logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 18 de novembro de 2017 | relogio 21:59

Estação Meteorológica

CONFIRA AQUI AS LEITURAS DIÁRIAS DA ESTAÇÃO DA UNIMONTES INTERLIGADA AO SISTEMA INTEGRADO DE DADOS AMBIENTAIS 

DADOS METEOROLÓGICOS/ ESTAÇÃO UNIMONTES

A partir das observações visuais, realizadas na antiga Babilônica, cerca de 4000 anos a.C, page as técnicas de observações meteorológicas têm avançado rapidamente ao longo do tempo, chegando-se aos satélites e ás plataformas orbitais atualmente usados. A meteorologia tem-se beneficiado sobretudo com o avanço dos supercomputadores. Contudo, se por um lado o avanço tecnológico é um imperativo, não se pode dispensar as tradicionais técnicas de observações. O observador meteorológico continuará, ainda, sendo a peça fundamental na complexa estrutura do sistema de observações meteorológicas, imprescindível aos estudos diagnósticos e previsão do tempo.


A qualidade e confiabilidade dos dados meteorológicos são propósitos que devem ser perseguidos pelo sistema de coleta de dados, considerando, principalmente, que as informações obtidas são largamente utilizadas nos campos da engenharia, em geral, na agricultura, no manejo da irrigação, no gerenciamento de recursos hídricos e em pesquisas agropecuárias.

É imprescindível a existência de uma estação meteorológica para se permitir tais observações.E neste contexto, constata-se na região Norte de Minas Gerais, a exemplo do que ocorre no País, uma escassez de dados meteorológicos, disponíveis, o que tem causado sérias dificuldades aos profissionais que necessitam de tais informações para desenvolvimento de seus projetos.

Busca-se assim, com, a instalação da Estação Meteorológica, no “Campus” da UNIMONTES, contribuir para o fortalecimento dos cursos de Geografia e de Biologia, no que tange á implementação de estudos e trabalhos de pesquisas, e a disponibilização de dados meteorológicos a profissionais liberais, empresas de fomento, e de pesquisa na região norte de Minas Gerais.

Trata-se de uma Estação Meteorológica, convencional, onde as leituras dos dados meteorológicos são realizadas diretamente pelo observador, para posterior sistematização em formulários específicos, sua instalação obedece rigorosamente, em nível de detalhes, a padronização estabelecida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Pelas dimensões concebidas, pela distribuição dos equipamentos, pelo conjunto de instrumentos meteorológicos que a compõem, na fase em que se encontra, pode ser caracterizada como Estação Climatológica Ordinária, ou Estação Agrometeorológica.
Responsáveis

Professor: Expedito José Ferreira

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito