logo unimontes original

banner_avaliacao_inst
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 21 de outubro de 2017 | relogio 01:46

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - Avaliação Institucional

Apresentação

avaliacao_institucionalA Unimontes tem buscado estratégias que possibilitem avaliar e repensar as ações que desenvolve. Para tanto a Comissão Própria de Avaliação Institucional - CPA, this atendendo às diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004), desenvolverá autoanálise da coerência entre a missão da Unimontes e as políticas institucionais. Assim, seus resultados constituirão um referencial para toda a comunidade acadêmica reiterar a sua opção por uma avaliação participativa que demonstre o compromisso da universidade com o constante crescimento do ensino, pesquisa, gestão e extensão em atender as diversidades regionais.

Sendo um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a Avaliação Institucional integra diversos instrumentos: autoavaliação, Enade, Censo do Ensino Superior, avaliação externa e Cadastro.

O instrumento de autoavaliação faz parte da avaliação institucional proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - Sinaes.

É um instrumento utilizado pela Unimontes para articular um autoestudo segundo o roteiro geral proposto pelo Sinaes que é operacionalizado através de questionários aplicados aos professores, alunos, técnicos-administrativos e egressos.

Ao responder os questionários, a comunidade acadêmica estará participando da elaboração do relatório de autoavaliação contendo informações e elementos avaliativos e propiciadores de elementos que configurem o retrato da Unimontes.

A avaliação externa é feita por membros externos pertencentes à comunidade acadêmica e científica, reconhecidos pelas suas capacidades em suas áreas e portadores de ampla compreensão das instituições universitárias.

O Censo da Educação Superior é um instrumento independente que carrega um grande potencial informativo, podendo trazer importantes elementos de reflexão para a comunidade acadêmica, o Estado e a população em geral. Por isso, é desejável que os instrumentos de coleta de informações censitárias integrem também os processos da Avaliação Institucional, oferecendo elementos úteis à compreensão da instituição e do sistema. Os dados do censo também farão parte do conjunto de  análises e estudos de avaliação institucional interna e externa, contribuindo para a construção de dossiês institucionais e de cursos a serem publicados no Cadastro das Instituições de Educação Superior.

O Cadastro da instituição e dos cursos é realizado conforme orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira –I NEP e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, que são disponibilizados para acesso público. Essas informações também serão matérias de análise por parte das comissões de avaliação, nos processos internos e externos de avaliação institucional, formarão a base para a orientação permanente de pais, alunos e da sociedade em geral sobre o desempenho de cursos e da instituição.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE  tem o objetivo de aferir o rendimento dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Conforme disposição do art. 5º, da Lei nº 10.861, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante e o aquele estudante do curso que não comparecer ao exame estará em situação irregular junto ao ENADE, ficará impedido de receber o diploma enquanto a situação não for regularizada.

Assim a universidade caminhará rumo à melhoria da qualidade da educação superior, à orientação da expansão de sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, além do aprofundamento do compromisso e da responsabilidade social.

Essa melhoria objetiva para a Unimontes o estabelecimento de um processo de diagnóstico, proposição e gerenciamento de mudanças qualitativas e quantitativas, buscando sempre atender a missão e o Projeto de Desenvolvimento Institucional.

O processo avaliativo da UNIMONTES é importante, pois possibilita:

  • Promover autocrítica da Instituição;
  • Conhecer como se realiza e se interrelacionam as tarefas acadêmicas;
  • Identificar os compromissos com a sociedade local, regional e nacional;
  • Repensar os objetivos e modos de atuação da Universidade e seus resultados;
  • Estudar e propor mudanças no cotidiano das atividades acadêmicas do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Administrativa.

Dessa forma afirmamos que a nossa pretensão não é que a coordenadoria de Avaliação Institucional da Unimontes se resuma em atividades de coleta e divulgação de dados, como se esse procedimento por si só, provocasse as transformações necessárias para a melhoria do processo educacional. Entendemos que ela seja um meio de viabilização de mudanças na cultura acadêmica, no trabalho docente, na gestão da instituição, nas definições curriculares e, acima de tudo, na estruturação da educação superior dentro da Unimontes.

Destaques

Questionários de Autoavaliação 2014

QUESTIONÁRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO/2014 DA UNIMONTES   Iniciamos o processo de autoavaliação institucional da Unimontes e os convidamos a participar respondendo os questionários. Cada seguimento poderá acessá-los logo abaixo e apontamos que a...

26 Jul 2012 Visitas:53093

Leia mais
UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito