Na última quarta-feira (09/08), o vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Dalton Caldeira Rocha, visitou as dependências do Laboratório de Pesquisas em Saúde do Hospital Universitário da Unimontes (HU – Unimontes). A visita teve o objetivo de entender os direcionamentos do laboratório, apurar demandas setoriais, analisar possibilidades de melhorias estruturais e observar a disposição dos trabalhos realizados por professores e acadêmicos da universidade.

O vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, acompanhado do superintendente do HU – Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, recebidos pelo coordenador do Laboratório de Pesquisas em Saúde do Hospital da Unimontes, professor André Sena Guimarães.
Foto: João Paulo Antonini

O Laboratório de Pesquisas em Saúde é referência internacional em pesquisas sobre leishmanioses, chagas, neoplasias, metabolismo, teste de novas drogas, saúde coletiva, entre outras inspeções multidisciplinares.

Recebido pelos professores André Sena Guimarães e Lucyana Conceição Farias (ambos do Departamento de Odontologia e responsáveis pelo laboratório), o vice-reitor caminhou pelos três andares do prédio, percorrendo as salas onde se situam os arranjos científicos do laboratório. Na oportunidade, estiveram presentes o superintendente do Hospital da Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis; a diretora Administrativa, Denise Lima; a diretora de Enfermagem, Suelen Ferreira; assessores da reitoria e do hospital.

Vice-reitor da Unimontes, diretores do HU, professores e assessores, em reunião.
Foto: João Paulo Antonini

“Somos uma universidade integrada e o Laboratório de Pesquisas compõe o todo da universidade. Vamos cuidar de tudo e de todos, tanto do ponto de vista jurídico, quanto dos pontos de vista educativo, pedagógico e ético”, consolidou o professor Dalton Caldeira Rocha.

O vice-reitor expressou seu apoio às iniciativas do laboratório e enfatizou a importância de continuar investindo em recursos e parcerias que ampliem o alcance dos projetos desenvolvidos, fortalecendo a Unimontes como uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com o progresso da sociedade.

Construir pesquisa é disseminar conhecimento

Durante a visita com o vice-reitor da Unimontes, os professores responsáveis pelo Laboratório de Pesquisas evidenciaram o papel da divisão científica da universidade e seu impacto, não apenas no ambiente acadêmico, mas, também, na comunidade em geral. Eles destacaram como as pesquisas conduzidas no laboratório têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas, além de promoverem uma maior interação entre alunos de graduação e pós-graduação, fomentando uma cultura de investigação e inovação.

Professor André Sena apresenta um dos aparelhos do biotério do laboratório ao vice-reitor.
Foto: João Paulo Antonini

“Hoje, podemos solucionar todas as necessidades laboratoriais do Hospital da Unimontes (HU) e, através da interlocução com os programas de pós-graduação, conseguimos levar as nossas ações não só para o Brasil, mas para outras partes do mundo”, acentuou o professor André Sena Guimarães.

Parcerias mundo afora

Destacando a transcendência da Educação e a notabilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos pesquisadores do laboratório, o professor André Sena expôs ao vice-reitor parcerias já desenvolvidas com cientistas poloneses, de países africanos, alemães e argentinos.  

“Essas colaborações internacionais têm enriquecido substancialmente as perspectivas das pesquisas realizadas, proporcionando um intercâmbio de ideias e abordagens que transcendem fronteiras geográficas e culturais”, destaca o professor Sena.

Professor Dalton Caldeira Rocha e equipe, ouvindo explanações dos professores André e Lucyana.
Foto: João Paulo Antonini

Ele ressaltou, ainda, como essas parcerias têm resultado não apenas em avanços científicos significativos, mas, também, em uma troca valiosa de experiências e conhecimentos entre diferentes culturas acadêmicas. Além disso, o coordenador enfatizou que tais colaborações têm contribuído para elevar o prestígio da Unimontes no cenário internacional, para fortalecer o compromisso da instituição com a promoção da pesquisa de alta qualidade, bem como a formação de profissionais capacitados e globalmente conscientes.

O vice-reitor expressou seu entusiasmo diante dessas conquistas e afirmou: “ter um laboratório de excelência e receber as pessoas, como principais ativos das atividades elaboradas, é cumprirmos o que o ‘fazer Educação’ significa”.

Aspas e apreços

“A Unimontes só tem a ganhar com o desenvolvimento acadêmico-científico dos nossos alunos. Me formei aqui e tive a oportunidade de retornar enquanto professora. Esse investimento (feito na educação) é relevante e impacta na nossa formação pessoal e profissional durante a academia e após, para o mercado de trabalho. Agradeço o apoio da Reitoria e da Superintendência”, colocou a professora Lucyana Farias.

“Havia uma série de dificuldades e resistências em outros momentos, mas, agora, vamos estreitar laços e buscar todas as formas de valorizarmos e sermos parceiros dos pesquisadores deste hospital, dos alunos e de toda a sociedade”, finalizou o superintendente Carlos Eduardo D’Angelis.

Relacionadas

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/ESTUDOS LITERÁRIOS REALIZA OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO
Professores e servidores da Unimontes têm reconhecimento com a entrega da Medalha da inconfidência
Professora Ester Sabino vai proferir aula magna do PPGCS/Unimontes “Epidemias e saúde única” será o tema em discussão do evento, marcado para o dia 26 de abril, no auditório do CCET/Unimontes
Hospital Universitário Hu Unimontes realiza palestra sobre saúde mental no Abril Verde
Professora da Unimontes retoma a produção do filme sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes promove conscientização sobre a Doença de Chagas