Grupo de Extensão de Filosofia na Sala de Aula
O projeto visa desenvolver estratégias e metodologia que possibilitem trabalhar a Filosofia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; elaborar material didático-pedagógico-filosófico que instrumentalize a prática da Filosofia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; refletir o universo infantil a partir da ótica da Filosofia; refletir o fenômeno adolescência a partir da ótica da Filosofia; refletir a educação da infância e a infância da educação.
Descrição:
O objetivo do Projeto Filosofia na Sala de Aula, ampoule que tem como público-alvo acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Filosofia, Ciências da Religião, egressos e escolas que buscam inserir em seu currículo a disciplina, é atender uma demanda da rede pública e privada de educação; atender uma demanda/reivindicação dos alunos do curso de Filosofia; instrumentalizar ? a partir de estratégias, metodologias, teoria e prática ? os alunos de Filosofia para Metodologia da Filosofia para Crianças e Adolescentes; leitura sistemática de textos que problematizem a Metodologia da Filosofia para Crianças e Adolescentes; desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas correlacionadas com atividades de prática de ensino; romper com a ideia ainda predominante de que a Filosofia é algo desligado das vivências e experiências cotidianas; conhecer o Programa de Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar; proporcionar a vivência da metodologia Filosofia para Criança e sua aplicação na sala de aula; conhecer e discutir o Projeto Filosofia na Escola, desenvolvido pelos departamentos de Educação e de Filosofia da Universidade de Brasília - UnB; conhecer e discutir o Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – NEFI/UERJ; proporcionar a vivência da dinâmica própria de um Grupo de Estudos, diferenciando-o de uma mera extensão da sala de aula; promover a efetivação de algumas propostas do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Filosofia; aprofundar e discutir os pressupostos filosóficos e educacionais da Metodologia da Filosofia para Crianças e Adolescentes; desenvolver estratégias e metodologia que possibilite trabalhar a Filosofia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; aprofundar e discutir o ensino da Filosofia no Ensino Médio; elaborar material didático-pedagógico-filosófico que instrumentalize a prática da Filosofia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; refletir o universo infantil a partir da ótica da Filosofia; refletir o fenômeno adolescência a partir da ótica da Filosofia; refletir a educação da infância e a infância da educação; discutir e refletir as relações entre filosofia, educação e política.
Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição no departamento de Filosofia quando o processo de inscrição é aberto.
Valor: Gratuito
Documentos Necessários: Ficha de inscrição
Mais informações:
- Departamento de Filosofia - CCH pelo telefone (38)3229-8237, das 8:00 as 19:00