seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 21 de setembro de 2017 | relogio 12:52

Fauna Conhecida, Fauna Preservada

O Projeto “Fauna conhecida, stuff Fauna Preservada” objetiva estudar e trazer a público o
conhecimento das espécies nativas, page possibilitando o acesso de todos à informação sobre os
na bacia do Rio São Francisco.

Descrição:

O Projeto “Fauna conhecida, Fauna Preservada” objetiva estudar e trazer a público o conhecimento das espécies nativas, possibilitando o acesso de todos à informação sobre os animais da região, sua importância na cadeia alimentar e no equilíbrio do ecossistema. Norteado pelo princípio de preservação ao meio ambiente e pelo respeito à vida, o projeto utilizará espécimes mortos que, por várias razões, chegam às dependências do IBAMA, apreendidos pela polícia florestal com caçadores, pescadores e principalmente através de contrabandistas que fazem o tráfico de animais. Os animais mortos e os que vierem a morrer serão preparados e taxidermizados, sendo de grande valia para fins científicos.  Peixes e outros animais de água doce serão conservados em meio líquido e catalogados de modo a resultar numa relação exata de animais, no futuro, passíveis de serem emprestados e utilizados em atividades interativas. O propósito maior desse projeto consiste na formação de um acervo de espécimes do cerrado, cuja catalogação e registro serão basilares para a criação do Museu de Ciências Naturais do Norte de Minas e especialmente na bacia do Rio São Francisco.

Objetivos Gerais:

• Permitir a manutenção e incremento do acervo de animais na pesquisa, na conservação ambiental e taxonomia.
  • Capacitar os alunos na técnica de preparar peles de modo científico e artístico.
  • Desenvolver importante ferramenta para as atividades de educação ambiental.
  • Empalhar mais de mil espécies de nossa fauna, habitantes dos nossos rios, córregos nascentes e águas acumuladas sobre forma de lagoas e barragens no Norte de Minas Gerais, principalmente os da bacia do rio São Francisco.

Para participar, o interessado deve candidatar-se ao processo seletivo e preencher a ficha de inscrição no departamento de Biologia geral, Pró-Reitoria de extensão ou  no Biotério da UNIMONTES.

Documentos Necessários: Ficha de inscrição

Mais Informações: