logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 21 de outubro de 2017 | relogio 18:38

Semana das Ciências Agrárias valoriza histórico de cursos e dá visibilidade aos estudos associados à tecnologia

Seagri ABERTURA Com mais de 250 participantes, entre professores, pesquisadores, alunos e técnicos e especialistas do segmento, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) dá visibilidade às inovações aplicadas ao campo no Norte de Minas, com a realização da VIII Semana das Ciências Agrárias. O evento teve início nessa segunda-feira (13/3), no campus da Unimontes em Janaúba e prossegue até a sexta-feira, com minicursos, palestras e mesas redondas com temas associados às “Tecnologias na Agropecuária: Desafios e Sustentabilidade”.

A promoção marca, ainda, as comemorações oficiais pelos 20 anos de implantação do curso de Agronomia e dos 15 anos de existência da graduação em Zootecnia.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Unimontes, com as participações do reitor João dos Reis Canela, do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e do prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, além do pró-reitor de Pesquisa, Virgílio Mesquita Gomes, e do chefe do Departamento de Ciências Agrárias, professor Virgílio Jamir Gonçalves Mota. Também acompanharam os trabalhos os coordenadores da VII Seagri, professor Wellington Silva Gomes; o coordenador do campus Janaúba, Gevaldo Barbosa de Oliveira; e os coordenadores dos cursos de Agronomia (Mauro Koji Kobayashi) e de Zootecnia (Hélida Christine de Freitas Monteiro).

O reitor destacou o novo momento da Universidade, com o alcance da estabilidade funcional após a realização do concurso. “Atualmente, 75% do quadro de docentes da Unimontes são de efetivos”, citou o professor João Canela. Por sua vez, o vice-reitor Antonio Alvimar fez uma abordagem sobre o papel transformador da educação e fez alusão ao tema do evento, reconhecendo a importância das tecnologias. “No entanto, mesmo diante de tantos avanços, é sempre necessária a disposição para saber ensinar, querer aprender e ter o domínio do conhecimento na formação profissional”.

"DIVISOR DE ÁGUAS"

O prefeito Carlos Isaildon fez um breve histórico da implantação da Unimontes em Janaúba, como um divisor de águas e, com a formação de centenas de profissionais, tem grande parcela de contribuição na transformação da realidade local e regional. “Hoje, como prefeito, o nosso propósito é estreitar as relações com a universidade, que tem papel destacado como agente no processo de expansão do município, reconhecidamente um dos pólos agropecuários de Minas e do Brasil”. A prefeitura, segundo ele, ajudará a Unimontes no suporte logístico para o estudo de viabilidade na implantação de novos cursos no campus local.

Além da Unimontes, a realização da Semana das Ciências Agrárias envolve a Emater, Epamig e as coordenações dos cursos de Zootecnia e Agronomia, ministrados no campus de Janaúba. As temáticas dos minicursos e palestras envolvem “desenho computadorizado”, “pastejo”, “remediação de solo”, “amostras para cromatografia”, “segurança em serviços agroflorestais”, “melhoramento genético de abelhas”, “transição para produção agroecológica”, dentre outros.

A VIII Seagri tem o apoio de instituições como Senar, Codevasf e Sebrae além de cooperativas, empresas, instituições de ensino superior e de outros parceiros no Norte de Minas.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito