logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 26 de abril de 2017 | relogio 04:55

Reunião com representantes dos municípios para definir cronograma do Unimontes Solidária nesta quinta-feira

 

Logomarca Unisol2017

Em 2017, em caráter excepcional, com a comemoração dos seus 15 anos de existência, o Projeto Unimontes Solidária, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros,  atenderá um total de 19 municípios. Nesta quinta-feira (23/3), a Universidade promoverá uma reunião com os prefeitos e os representantes das cidades selecionadas para atendimento ao longo da edição deste ano.

Na oportunidade, serão assinados os termos de compromisso de cada prefeitura para o recebimento das equipes de acadêmicos voluntários do projeto. O encontro está marcado para as 15 horas, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria (prédio 5 do campus-sede).

Por intermédio de edital, foram selecionados seis municípios. Mas, devido ao número considerável de cidades inscritas e da comemoração da edição histórica, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Extensão decidiram que também serão atendidos outros 13 municípios, totalizando 19 cidades beneficiadas.

São convidados para a reunião desta quinta-feira os prefeitos, secretários municipais e servidores das áreas afins. Conforme o professor Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante e do Projeto Unimontes Solidária, ao assinar o termo de compromisso, as prefeituras se comprometem a garantir a contrapartida para a logística das ações, assumindo a responsabilidade pelo transporte, hospedagem e alimentação das equipes de acadêmicos e de professores envolvidos.

CIDADES BENEFICIADAS

Os municípios selecionados por edital foram Urucuia, São Romão, São João do Paraíso, Berizal, Montezuma e São João da Ponte. Na seleção, foram avaliados e priorizados os municípios com índices econômicos e sociais ainda abaixo da média do restante do Estado. Serão beneficiados em caráter excepcional as cidades de Bonfinópolis de Minas, Ibiaí, Gameleiras, Ibiracatu, Salinas, Brasília de Minas, Almenara, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Capitão Enéas, Varzelândia, Botumirim e Mirabela.

Durante a reunião, também serão anunciados os dois municípios que vão receber as primeiras visitas das comitivas do Unimontes Solidaria em 2017. Os atendimentos iniciais acontecem já ao final de março e no início de abril.

O coordenador salienta que, em 2017, como o Projeto Unimontes será desenvolvido em caráter excepcional com quase vinte sedes, as atividades – que antes eram concentradas nos períodos de férias – vão se estender ao longo de todo ano, até dezembro. "As equipes vão atender aos moradores nas comunidades em períodos intercalados, de quatro dias, normalmente, de quinta-feira a domingo", explica Gilson.

ACADÊMICOS PARTICIPANTES

Segundo ele, a "edição especial" do Unimontes Solidária terá um número maior de alunos participantes. "Além dos acadêmicos dos cursos do campus-sede, teremos a participação dos alunos dos demais campi e dos polos de educação a distância. A nossa expectativa é de envolver mais de 500 estudantes", afirma o coordenador do projeto.

Nas ações solidárias junto aos moradores de baixa renda serão priorizadas as áreas de saúde e ambiental. Serão realizadas atividades em outras áreas como educação, assistência social, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer – de acordo com as demandas específicas dos municípios. São atendidos moradores da área urbana e da zona rural.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito