logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 29 de junho de 2017 | relogio 11:04

Em visita, secretário Wadson Ribeiro destaca papel da universidade e as estratégias do Estado para combater crise

 

SecWadson destaque

Com destaque para o fomento ao desenvolvimento regional no âmbito do Governo de Minas Gerais e da Universidade Estadual de Montes Claros, o secretário extraordinário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, cumpriu visita ao campus-sede da Unimontes nessa segunda-feira (10/4). "O sistema universitário exerce um papel estratégico no desenvolvimento do Estado", afirmou o secretário, durante reunião com o reitor, professor João dos Reis Canela, e integrantes da Gestão Superior.

Outro momento no campus foi a palestra ministrada por Wadson Ribeiro – “O Desafio de Trabalho e Renda em Minas Gerais: uma Perspectiva Empreendedora e Cooperativista” –, para professores e acadêmicos do curso de Ciências Econômicas e do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, da Unimontes.

Durante a reunião, o secretário extraordinário recebeu da equipe gestora um documento oficial sobre as ações da Unimontes de fomento ao desenvolvimento regional, com destaque para as obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado nas regiões Norte, Noroeste, Central de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte e no Vale do Jequitinhonha – implementado com recursos do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. A construção das unidades educacionais é coordenada pela Universidade.

VIABILIDADE

O reitor João Canela apresentou o pedido da viabilização de recursos para garantir o término das obras de sete escolas do Brasil Profissionalizado, que estão em fase adiantada nos municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas e Manga (Norte de Minas; Ibirité e Lagoa Santa (Metropolitana), Pompéu (Central) e Unaí (Noroeste).

Também foi pleiteado o aporte de verbas para agilizar as obras de seis escolas do programa que foram retomadas recentemente, com a realização de novo processo licitatório pela Universidade, nos municípios de Espinosa, Grão Mogol, Janaúba, Monte Azul e Taiobeiras (Norte de Minas), além de Joaíma (Vale do Jequitinhonha).

Palestra SecWadson

A reunião contou com a participação do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza e dos pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Roney Versiane Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças) e Jussara Maria Carvalho Guimarães (Extensão), juntamente com o diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), professor Geraldo Antônio dos Reis, e com professor Marcos Fábio Martins Oliveira (Departamento de Economia). Participaram, ainda, o coordenador dos Fóruns Regionais no Norte de Minas, Sued Parrela Botelho; e o vereador Daniel Dias (Montes Claros).

CANTEIRO DE OBRAS

Durante a visita do secretário Wadson Ribeiro, o reitor João Canela salientou que Unimontes programa uma série de obras voltadas para infraestrutura e melhoria das atividades do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ele destacou que, atualmente, a Unimontes conta com 34 obras em andamento no campus-sede em Montes Claros e nos demais campi.

"Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Governo do Estado pelo apoio na implementação destas obras", afirmou o reitor. Entre as construções em andamento, citou o auditório da Unimontes e a ampliação do Restaurante Universitário, no campus-sede. O reitor ressaltou também a importância da parceria e da interação da Universidade com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e demais secretarias e órgãos estaduais.

O secretário Wadson Ribeiro afirmou que é conhecedor do trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros e enalteceu a atuação da instituição. "O papel exercido pela Unimontes é algo estratégico. As universidades estão diretamente vinculadas ao desenvolvimento do País e de nosso estado", disse, que teve acesso, também, às informações das ações de extensão e no ensino técnico e profissionalizante.

ALTERNATIVAS

Na palestra “O Desafio da Geração de Trabalho e Renda em Minas Gerais: uma Perspectiva Empreendedora e Cooperativa”, o secretário Wadson Ribeiro fez uma síntese sobre a situação econômica do País, com uma análise sobre a crise financeira e a análise de como superá-la. O professor Marcos Fábio Martins foi o mediador para o público formado por professores, alunos, mestrandos e pesquisadores.

audiencia gabineteSedeUni

Ele enfatizou a área de atuação da Secretaria, com destaque para o planejamento do Governo do Estado na realização dos fóruns regionais, nos quais são discutidas as potencialidades locais e como aplicá-las na geração de trabalho e renda – em especial, com os incentivos do Estado.

O fortalecimento de micros e de pequenas empresas, segundo Wadson, aparece como uma grande alternativa de incremento dos setores econômicos regionais, com incentivo do Estado para os arranjos produtivos locais e as empresas associativas e cooperativas, como grupo de catadores, produtores de artesanatos, dentre outros.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito