logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 29 de abril de 2017 | relogio 10:24

Medalha da Inconfidência: professores da Unimontes recebem homenagem

 

Medalhas Inconfidencia2017

Nesta sexta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, será realizada em Ouro Preto a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. Trata-se da maior comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, conferida a pessoas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado e do país. Entre os homenageados, estarão dois representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, é integrante do Conselho Permanente da Medalha e participa da cerimônia, que será presidida pelo governador Fernando Pimentel, às 10 horas, na Praça Tiradentes. A Medalha da Inconfidência foi criada pela Lei Estadual nº. 882, de 28 de julho de 1952. Serão condecoradas pessoas dos mais diversos segmentos: Educação, Justiça, prestação de serviços, esportes, entre outros.

Da Unimontes, receberão a comenda a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, e o professor João Batista Silvério, ex-diretor do Centro de Ensino Médio e Fundamental (CEMF), atual Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), que acaba de se aposentar na instituição. Também do Norte de Minas será homenageado o empresário José Laécio Rodrigues Ribeiro.

CURRÍCULOS

O professor João Batista Silvério graduou-se em Medicina e especializou em Pediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele concluiu o mestrado em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia em Berkeley/EUA. Foi o primeiro professor qualificado da Universidade Estadual de Montes Claros, na qual ingressou ainda no início da década de 1970, na Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM).

O professor João Batista Silvério exerceu várias funções na instituição, sendo um dos criadores da Escola Técnica de Saúde (ETS), incorporada pelo CEPT. Ele aposentou-se na Universidade em 1º de fevereiro de 2017.

Já a pró-reitora Jussara Maria de Carvalho Guimarães é graduada em Pedagogia pela Unimontes, com especialização em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) e os títulos de mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela concluiu pós-doutorado em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho, em Braga (Portugal).

Em abril de 2016, a professora Jussara Guimarães foi eleita presidente da Região Sudeste no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forproex). Em outubro do ano passado, também foi empossada como integrante da Câmara Temática de Extensão, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Ela passou a representar na Câmara da Abruem as pró-reitorias de extensão das instituições estaduais e municipais de ensino superior da região Sudeste do Brasil.

Medalha - A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Esta é a 66ª edição. A premiação é anual e sempre realizada no dia 21 de abril, em Ouro Preto. O município, que foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897, recebe a transferência simbólica da capital do Estado nessa data.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito