logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 25 de maio de 2017 | relogio 07:45

Comissão Especial esclarece mudança em indicação de livro para o PAES/2017

A Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), responsável pela realização do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES/2017), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), divulgou nota oficial, em que esclarece o motivo da substituição do livro "Ler-se (r)”, do escritor Márcio Adriano Morais, da relação de obras indicadas para as provas da terceira etapa do programa seriado.

De acordo com a nota oficial da CEPS, o livro do escritor Márcio Adriano Morais "foi excluído da lista de obras literárias em razão de o autor pertencer ao quadro de professores de um cursinho pré-vestibular em Montes Claros, o que contraria os princípios da impessoalidade e da transparência que norteiam o referido processo".

A Comissão Especial também publicou retificação ao edital do PAES, com a indicação do livro "Sinestesia versus vida", do escritor norte-mineiro Edson Andrade, para substituição da obra.

Veja

As inscrições para o PAES/2017 pelo sistema universal serão recebidas no período de 5 de junho a 14 de agosto e as provas estão previstas para 19 de novembro. Serão preenchidas 725 vagas em 64 cursos de graduação oferecidos no campus-sede e nos demais campi e polos da Unimontes. Concorrerão somente os inscritos na terceira etapa.

A comissão especial enfatiza que a "lamenta a adoção da medida administrativa em questão, assim pensada e realizada apenas para trazer mais segurança jurídica ao Processo Seletivo, enfatizando, contudo, o respeito à qualidade acadêmica do professor Márcio Moraes e o valor literário do seu trabalho".

Ainda conforme a nota oficial, "a referida Comissão admite que, por um equívoco, no ano passado, houve a indicação entre as obras do PAES 2016 do livro de uma professora com vínculo a outro cursinho pré-vestibular, embora não tenha sido registrado qualquer contratempo no processo. Importante ressaltar que as obras adotadas no PAES são analisadas, avaliadas e indicadas para o processo a partir do trabalho de uma comissão de docentes, possibilitando decisões isentas sobre a inclusão de determinado título no programa de avaliação seriada".

Salienta ainda que a direção da CEPS está à disposição para mais esclarecimentos e conta com a compreensão da comunidade.

A lista das obras indicadas para o PAES contempla os temas infância (primeira etapa), retratos da mulher (segunda etapa) e narrativa curta – crônicas e contos – na terceira etapa. Além de romances e poemas, há indicação de músicas, filmes e de obras de artes de grandes pintores: os brasileiros Cândido Portinari e Augusto Di Cavalcanti e o italiano Sandro Botticelli.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito