logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 22 de julho de 2017 | relogio 19:29

Crianças assistidas pelo projeto “Escola Ciranda da Vida” do HUCF visitam expomontes

Escolinha HU na Expomontes

Um grupo de crianças internadas no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) participou de uma atividade diferente, fora do ambiente hospitalar. Elas visitam juntamente com seus acompanhantes a 43ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes). A atividade foi para seis crianças assistidas pelo Projeto "Escola Hospitalar Ciranda da Vida", implantado há 13 anos no HUCF, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Conforme explica a coordenadora do Projeto Escola Ciranda da Vida, a pedagoga Vilma Oneide Dias, as crianças internadas participantes da visita à Expomontes tiveram autorização do médico pediatra para a saída do hospital, após a avaliação das suas condições clínicas e de mobilidade. Os pacientes também foram acompanhados por um auxiliar de enfermagem. 

A coordenadora salienta que a iniciativa foi altamente benéfica para os pacientes da pediatria do HUCF. Ela lembra que as crianças estiveram nos standes, pavilhões e baias. Tiveram contato direto com os produtos e com os animais expostos no Parque de Exposições. Também visitaram a mini - fazenda, uma das atrações da Expomontes. 

SAM 8386

Ela destaca que o desenvolvimento de atividades como o "passeio" à Exposição Agropecuária é um dos objetivos da Escola Ciranda da Vida, que assiste, em média, 60 crianças internadas por mês. Além do ensino regular, o projeto ações lúdicas jogos pedagógicos e brincadeiras, que humanizam e melhoraram o ambiente hospitalar. "A gente busca mostrar que o hospital não é um ‘bicho-papão’. Embora haja momentos de dor e sofrimento no enfrentamento da doença, trabalhamos para que as crianças se sintam vivas e ativas", afirma Vilma Oneide Torres. 

 "Procuramos mostrar que as crianças internadas, embora estejam num processo de tratamento de saúde, não deixaram de ser crianças", relata a pedagoga. Ela lembra que participaram da visita á Expomontes crianças que são integrantes de famílias de baixa renda residentes em outras cidades do Norte de Minas, que nunca tiveram oportunidade de conhecer uma feira agropecuária e de vivenciar um momento tão rico, cultural e educativo.

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito