logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 22 de julho de 2017 | relogio 19:31

Unimontes amplia parceria com a empresa Somai Nordeste S/A

 

encontro-unimontes-somai-nordeste

A Universidade Estadual de Montes Claros desenvolverá diversas atividades de Extensão junto às comunidades rurais no entorno da empresa Somai Nordeste S/A, no município de Montes Claros. A parceria foi acertada durante visita do diretor-presidente da Somai, Gustavo Crossara, ao reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. 

O empresário foi recebido em encontro no gabinete do reitor, que contou também com as presenças do pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros; do coordenador da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), professor Gilson José Froes e do consultor de empresas, Luís Lobo

A Somai Nordeste S/A é uma das maiores produtoras de ovos do país. A empresa de iniciativa privada está instalada em Montes Claros e iniciou a exploração avícola e subprodutos há quase 50 anos. A sua produção diária é de quase dois milhões de ovos. A empresa gera 500 empregos diretos e cerca de 1.500 empregos indiretos. 

Reunião

Durante o encontro foi discutida a ampliação de parceria entre a Unimontes e a empresa como o encaminhamento de propostas de ações voltadas para melhoria de vida e sustentabilidade ambiental junto às comunidades do entorno da empresa, que está instalada em uma unidade distante 18 quilômetros da área urbana de Montes Claros. As atividades serão realizadas por intermédio do Projeto "Unimontes Solidária", envolvendo acadêmicos e professores dos diversos cursos de graduação da Universidade. 

Entre as ações previstas, estão oficinas com produtores rurais, orientação sobre os cuidados no manejo de esterco e higienização dos ambientes produtivos.  Outro objetivo é ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão, visando à preservação ambiental e a recuperação dos recursos hídricos na região. 

Conforme o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, o presidente da Somai conheceu o sistema de funcionamento do "Unimontes Solidária" em atividade recente do projeto na comunidade rural de Abóboras. Na oportunidade, manteve entendimento com o coordenador da CAE, Gilson José Froes, no sentido de incrementar a parceria com a universidade.   

CONTROLE DE PRAGAS 

Em outubro de 2016, a Unimontes celebrou acordo de cooperação técnico-cientifica com a unidade por intermédio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte-Mineira (Fundetec). A colaboração mútua tem como base o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que promovam o controle de moscas. A Somai Nordeste S/A é responsável pela identificação de projetos que gerem a inovação na pesquisa. Em contrapartida, a Unimontes incentiva o desenvolvimento de artigos, produtos e processos inovadores, dissertações e teses em áreas diversas. 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito