logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 24 de agosto de 2017 | relogio 20:19

"Expressões da Cultura Regional" na nova exposição de telas do Museu Regional do Norte de Minas

 

Expo GIlsa

Cenas cotidianas do Norte de Minas são reproduzidas em telas na exposição “Expressões da Cultura Regional”, de autoria da professora e artista plástica Gilsa Alcântara. Os 15 trabalhos estão abertos para visitação no Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros. A entrada é gratuita e a mostra ficará à disposição do público até oito de setembro. A Academia Feminina de Letras de Montes Claros é parceira na organização do evento.

A autora é docente do curso de Artes da Unimontes e revela que a exposição foi idealizada a partir de uma pesquisa acadêmica, com inspiração na vida dos gorutubanos – gentílico para os habitantes do Vale do Gorutuba, rio que atravessa Janaúba, cidade do Norte de Minas.

“Este é um trabalho contínuo de pesquisa sobre a cultura gorutubana, com revelações sobre os valores, costumes e as tradições do povo sertanejo”, revela Gilsa. As telas reproduzem cenas como a tradição do casamento, casas e pessoas na zona rural, carro de boi, engenhos, dentre outros.

A exposição está montada na Sala 2, no segundo piso do Casarão que sedia o Museu Regional. Embora o espaço funcione somente entre 8 e 18 horas, de terça a sexta-feira, a Unimontes está com a agenda aberta para visitações à noite, a partir da demanda de professores e pesquisadores, em especial, no trabalho com turmas de cursos de graduação.

O agendamento pode ser feito pelo e-mail museu.regionalnm@gmail.com, por ofício ou pelo telefone (38) 3229-8590. O MRNM funciona também aos sábados, de 8 às 12 horas, e aos domingos, de 9 às 13 horas. O endereço é Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito