logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 22 de novembro de 2017 | relogio 17:04

Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão do Lazer comemora 10 anos com seminário

 

Ludens 10anos

O Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens), da Universidade Estadual de Montes Claros, completa a primeira década de existência em dezembro próximo. A comemoração pela data terá início já neste mês, como uma das atrações do 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (11º Fepeg/Unimontes), com a realização do Seminário “Ludens – 10 Anos”.

Com conferências, mesas redondas, palestras, exposição de fotos e exibição de vídeos, a programação do Seminário acontece nesta quinta-feira (9/11), a partir das 7h30, no Auditório do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes), que funciona no prédio 7 (campus-sede). A participação é gratuita.

Vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto, o Ludens está sediado no Centro Esportivo Universitário, no campus de Montes Claros.

Com a participação institucional e voluntária de acadêmicos e professores da Unimontes e de profissionais de outras instituições, o Laboratório foi idealizado como um espaço para resgate e valorização da história e do cotidiano do lazer e do esporte em Montes Claros e na região de abrangência da Unimontes, já que o curso de Educação Física também é ministrado em outras cidades, como Janaúba e Januária.

Confira

“Discutir as questões ligadas ao lazer é atraente por si só, pois este é um tema naturalmente interdisciplinar e com abrangência universal, que envolve esporte, políticas públicas, educação e socialização”, avalia o professor Georgino Neto, coordenador do Ludens. Segundo ele, as questões ligadas ao lazer, do ponto de vista acadêmico, são “relativamente novas”, mas com um crescimento considerável.

“A partir das produções nestes dez anos, associada as atividades do curso de Educação Física, Montes Claros, hoje, se consolida como um polo regional do lazer, com destaque para os fortes vínculos com a UFMG, principal referência nacional em estudos do lazer, e com outros centros universitários”, acrescenta.

Atualmente, o Ludens conta com quatro professores doutores e dois doutorandos na coordenação e quinze acadêmicos de iniciação científica, sendo 11 voluntários e quatro bolsistas. Em 10 anos, foram desenvolvidos 16 projetos de pesquisa e de extensão – oito financiados por agências de fomento. O Laboratório oferece, atualmente, a primeira pós-graduação gratuita em “Estudos do Lazer”, com 35 alunos.

INÍCIO

O Seminário “10 anos Ludens” será aberto às 7h30, com café da manhã de confraternização e a exposição fotográfica, com foco nos 100 anos do primeiro registro oficial de uma equipe de futebol em Montes Claros. Em seguida, a professora Sara Teixeira Soutto Mayor, doutora em Estudos do Lazer e integrante do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut/UFMG), ministra a conferência “Os Estudos do Lazer em Perspectiva – Possibilidades e Desafios”.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito