logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 22 de novembro de 2017 | relogio 16:50

Campus Janaúba promove evento que associa Química às Ciências Agrárias e às Engenharias

 

Workshop quimica

Em dezembro, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá em Janaúba o II Workshop“Química com as Ciências Agrárias e Engenharias”. Além de professores, pesquisadores e estudantes da Agronomia, Zootecnia e áreas afins, o evento será voltado para produtores rurais da região, com palestras e minicursos sobre temas de interesse da categoria. Um deles é sobre a produção de cachaça.

O encontro é uma iniciativa do Departamento de Ciências Agrárias, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), por intermédio dos seus campi avançados de Janaúba.

A programação será realizada durante os dias 7 e 8 de dezembro e as inscrições estão abertas, por meio do site oficial do evento. O encontro acontecerá no Campus da Unimontes, em Janaúba, com parte da programação nas instalações da UFVJM no município.

Confira

Conforme explica a professora Viviane Costa Campos, docente do Departamento de Ciências Agrárias e coordenadora do workshop, as atividades têm como público-alvo professores, pesquisadores, estudantes e produtores rurais.

Estão programadas sete palestras e seis minicursos. As palestras serão realizadas no dia 7. A primeira delas, às 9 horas, terá como tema “A Mecânica: História, Desenvolvimento, Aplicações e Avanços Tecnológicos em Diferentes Áreas” e será proferida pelo professor Douglas Henrique Pereira, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Outros assuntos que serão focalizados nas palestras são: “Uso de Aditivos Fitotônicos na Nutrição de Suínos”, “Evolução Estrutural e Impacto Ambiental dos Pesticidas”. Também serão abordados: “Produção de Insetos para Alimentação – uma Nova Atividade Agropecuária – Tendências de Mercado”, “Química Computacional: Identificação de Alvos Enzimáticos e Seleção de Compostos Bioativos”, “Recuperação de Resíduos Elétricos e Eletrônicos” e “Cromatografia em Análises de Agrotóxicos”.

MINICURSOS

Os minicursos do workshop serão promovidos simultaneamente no dia 8, no horário de 8 às 12 horas. Um deles abordará a “Produção de Cachaça – Noções Básicas da Cadeia Produtiva”, que será coordenado pelo professor Felipe Cimino Duarte, do IFNMG.

“Análises Agrícolas e Ambientais – uma Abordagem Teórico-Prática Aplicada conforme os Requisitos de Qualidade”. Este é o tema de outro minicurso, que será ministrado pelos especialistas Geraldo Jânio Eugênio de Oliveira Lima, Fernando José Vilela, Mark Shannon Le Petit Costa, da empresa Campo.

Ainda serão promovidos os minicursos “Softwares para Pesquisas Acadêmicas: Desenhos de Estruturas, Tratamento de Dados e Referências Bibliográfica”, ”Metais de Transição no Desenvolvimento de Compostos Bioativos”, “Time of Empreender – Desenhando o Modelo de Negócios” e “Técnicas Experimentais Utilizadas na Avaliação da Saúde Intestinal e do Bem-estar de Animais de Produção”.

SERVIÇO
II Workshop “Química com as Ciências Agrárias e Engenharias”
Quando: 7 e 8 de dezembro de 2017
Onde: Janaúba – Norte de Minas
Inscrições: http://cienciasagrarias.com.br/workshop-quimica
Informações: e-mail - ws.agrarias@gmail.com

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito