logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quarta-Feira, 22 de novembro de 2017 | relogio 16:55

Com o apoio do Ministério da Cultura, projeto de egressos da Unimontes leva música instrumental para praças em MOC

 

Mecenas Jazz

Proporcionar o acesso à música instrumental, com abrangência em partes estratégicas da cidade, com repertórios que valorizam a produção nacional e as obras de grandes compositores mundiais. Estes são os principais objetivos do projeto “Instrumental do Sertão”, iniciativa de popularização da música que será lançada neste mês, em Montes Claros. A partir do dia 17/11, serão cinco apresentações gratuitas em praças públicas dos bairros de Todos Os Santos, Maracanã, São José, Santa Rita e Centro.

O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste e, em cada local, apresentará ao público os repertórios do Quarteto Mecenas e do Quarteto de Sopro Maior. A maior parte dos instrumentistas tem vínculo na formação com a Unimontes – como egressos do curso de Artes/Música – e com o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF).

Graduado pelo curso de Artes/Música da Unimontes no início de 2017, Romário Allef Ribeiro Silva é o coordenador e foi quem propôs o projeto para financiamento.

“As praças da cidade surgem como contexto para as apresentações, o que certamente contribuirá com a formação de público para a música instrumental e com a expansão do repertório para as pessoas dos mais diferentes perfis”, analisa.

APRESENTAÇÕES

A agenda de apresentações é a seguinte: dia 17/11 (sexta-feira) – Praça Wanderley Fagundes (“Praça do Skate”), Bairro Todos Os Santos, às 19 horas; 18/11 (sábado) – Praça Beato Francisco Coll, Bairro Maracanã, às 16 horas; 19/11 (domingo) – Praça Flamarion Wanderley, Bairro São José, às 16 horas.

No dia 25 de novembro, a apresentação acontecerá na Praça Duque de Caxias, Bairro Santa Rita, às 16 horas; e no domingo (26/11), às 10 horas, na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz), durante a Feirinha de Artesanato.

GRUPOS

O Mecenas Jazz Quarteto é formado por Joubert Narciso (guitarra), Marcelo Andrade (sax), Thomas Fernandes (baixo) e Marco Neves (bateria). Já o Quarteto Sopro Maior conta com Marcelo Andrade, Tony Soares, Rodrigo Praes e Felipe Frascaroli, todos saxofonistas.

Confira

Sobre o repertório do Grupo Sopro Maior, o público poderá acompanhar clássicos como “Air Suiten BWV 1068”, de Yohann Sebastian Bach; além de produções marcantes como “Perfídia” e “Libertango’, do ícone argentino do tango Astor Piazzola. Também estão relacionadas as músicas “Ode for Saint Cecilia’s Day (de Handel)”, “Pains Angelicus”, “Prélude Et Rondo Français” e “Grand Quatuor Concertant”. As produções brasileiras serão relembradas em obras como “Naquele Tempo” (Pixinguinha), “Sons de Carrilhões (João Pernambuco) e “Brejeiro” (Ernesto Nazareth).

O grupo Mecenas levará ao público nas cinco praças pela cidade o repertório inspirado em “Pipoca Moderna” (Caetano Veloso/ Sebastião Biano). “O Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos), além de composições autorais como “Festa do Sapo” e “Cadê o Freio?”, de Jobert Narciso, e “Chuva do Norte” e “Mineirando”, de Thomas Fernandes.

Em cada apresentação, o projeto Instrumental do Sertão vai oferecer ao público estrutura de sonorização e cadeiras.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito