logo unimontes original

O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Quinta-Feira, 14 de dezembro de 2017 | relogio 19:29

Hospital Universitário promove ação no Dia Mundial de Combate a AIDS

1º_de_Dezembro_-_Dia_Mundial_de_Combate_a_AIDS.png

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), por meio da equipe do Serviço Ambulatorial de Especialidades (SAE), realiza nesta sexta-feira (1º de dezembro), campanha de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Combate a AIDS. A programação terá início às 7h30 e prossegue até às 13h, com ações desenvolvidas em frente ao Pronto Socorro do HUCF. Vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Hospital Universitário é referência regional para assistência aos portadores do vírus HIV. 

Serão distribuídos laços vermelhos, símbolo da luta contra a AIDS, materiais informativos sobre a doença, com abordagem e orientação a pacientes, servidores e população em geral em relação aos testes rápidos para HIV, além da entrega de preservativos. 

As atividades da campanha serão conduzidas pela equipe do SAE, composta pelos médicos infectologistas Cláudia Biscotto e Luciano Freitas Fernandes, pela enfermeira Maria da Salete Mendonça e pelas técnicas em enfermagem Aulenita Moreira da Silva, Maria Irani Francisca Santana, Simone Ribeiro Lopes e Lucinéia Lopes da Silva. 

A enfermeira Maria da Salete Mendonça destaca que, além da prevenção,  a campanha é fundamental para esclarecer a população sobre as formas de contágio da doença. Ela ressalta que o trabalho de conscientização é importante para explicar, por exemplo, que não se contrai AIDS com um simples aperto de mão ou abraço, e que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente. 

“Hoje, a AIDS não é uma sentença de morte. É possível, sim, viver bem com a doença. Porém, devemos nos preocupar com a sua transmissão, uma vez que não há cura e pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa. É importante esse alerta, para que a população saiba sobre o aumento no número de infectados e a necessidade de prevenção”, conclui. 

PACIENTES CADASTRADOS

No Serviço de Ambulatorial de Especialidades (Caetan) do Hospital Universitário estão cadastrados 441 pacientes portadores do HIV, com cerca de 50 atendimentos por semana. 

Em 2017, 140 novos pacientes passaram a ser atendidos pelo serviço. Já na farmácia do Centro Ambulatorial de Especialidades (Caetan), 800 portadores retiram os medicamentos usados no controle dos sintomas da doença. 156 pacientes abandonam o tratamento ao longo do ano.

Na região, além de Montes Claros, os municípios de Janaúba e Pirapora contam com o Serviço Ambulatorial de Especialidades, que oferece atendimento médico e distribuição de medicamentos aos portadores do HIV. 

TESTE RÁPIDO

O Teste Rápido é um método gratuito, simples e eficaz para o diagnóstico do HIV, possibilitando o maior acesso e adesão dos usuários. Profissionais capacitados são responsáveis pelo serviço, com a prestação de uma assistência integral e de qualidade. 

Em Montes Claros, o status sorológico é realizado no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI), localizado no Centro de Testagem e Aconselhagem (CTA), no Bairro São João. Para o atendimento, o paciente deve levar um documento com foto e cartão SUS.  

SERVIÇO

SAE/CAETAN- Centro de Especialidades Médicas Tancredo Neves/HUCF Unimontes

Endereço: Anexo ao HUCF
Telefone: (38) 3224-8004


CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento
Endereço: Rua José Rodrigues de Carvalho, s/nº, Alto São João – Montes Claros – MG

Telefone: (38) 3229 3319

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito