O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 23 de junho de 2018 | relogio 03:13

Projeto Bateras na Praça, da Unimontes, é atração na 27ª Festa Nacional do Pequi

Bateras Arquivo2017

A tradição secular dos tambores, símbolo dos festejos de agosto em Montes Claros, será resgatada em forma de homenagem aos catopês na apresentação do projeto “Bateras na Praça”, da Universidade Estadual de Montes Claros. O estilo folclórico faz parte do repertório divulgado para a apresentação única durante a 27ª Festa Nacional do Pequi, neste sábado (10/3), a partir das 15 horas, na Praça Doutor João Chaves (da Matriz).

 

Prestes a completar dois anos de criação, o projeto é coordenado pelo professor Marco Neves, do curso de Música da Unimontes. Entre julho de 2016 e o final de 2017, foram oito apresentações gratuitas, sempre em praças públicas, como forma incentivo aos instrumentistas, divulgação de estilos e trabalhos e incentivo à educação musical, a partir da percussão. Aproximadamente três mil pessoas acompanharam as performances dos bateristas neste período.

“Estamos extremamente gratos pelo convite formalizado pela Secretaria Municipal de Cultura, como reconhecimento à proposta do projeto. E como forma de agradecimento, dentre os vários estilos trabalhados nas apresentações, vamos homenagear a “batida” dos catopês, um marco cultural de Montes Claros admirado pelos bateristas e percussionistas”, disse o coordenador.

Marco Neves2017REPRESENTATIVIDADE

A apresentação terá início às 15 horas, com duração prevista de 60 minutos. As baterias serão montadas em frente ao palco principal, com a participação de cerca de 40 bateristas de Montes Claros, Pirapora, Bocaiuva e outras cidades da região.

Além de replicar o ritmo dos tambores dos catopês, os Bateras levarão ao público estilos como o funk norte-americano, rock, pop, jazz e samba, dentre outros. Para 2018, dentro das comemorações pelos dois anos do projeto, a proposta é de realizar apresentações também em outras cidades do Norte de Minas.

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, Secretaria Municipal de Cultura, LA Equipamentos Musicais, JR Websites e MP ProFilmes.

SERVIÇO
Bateras na Praça - 9ª edição
27ª Festa Nacional do Pequi

Sábado – 15 horas
Local: Praça da Matriz
Gratuito

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito