O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 23 de junho de 2018 | relogio 03:12

Dia Internacional da Mulher: o respeito e tratamento igualitário em destaque nas comemorações na Unimontes

 

Capa DiadaMulher1

As servidoras, professoras, acadêmicas e colaboradoras da Universidade Estadual de Montes Claros receberam uma atenção especial da instituição nesta quinta-feira (8/3), com várias ações voltadas à comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. Um dos pontos altos da programação foi o momento festivo pela manhã, na Biblioteca Central “Professor Antônio Jorge”. No Hospital Universitário Clemente de Faria, houve um lanche especial, seguido de Momento de Beleza e apresentação musical.

“O Dia Internacional da Mulher, na verdade, não é um presente. Ele significa o resultado de todas as conquistas diuturnas da sociedade. Neste dia, queremos homenagear todas as mulheres, que, de forma valente e destemida, aprenderam a conviver com as dificuldades e com as adversidades. São mulheres que criaram uma capacidade de enfrentamento de dificuldades e têm conseguido vitórias significativas”, afirmou o reitor em exercício, professor Antonio Alvimar Souza. “Esta é nossa tarefa: criar uma sociedade de respeito”, acrescentou.

Houve sorteio de brindes, homenagem com a distribuição de rosas e apresentação musical da cantora Amanda Souza, egressa do curso de Artes da Unimontes.

CONFIRA:

O professor Antonio Alvimar Souza chamou atenção para o tratamento igualitário e para o respeito às mulheres. “Precisamos criar uma cultura de respeito. Hoje, de maneira especial, a nossa referência e o nosso respeito àquelas pessoas que estão ligadas diretamente à vida de todos nós. Entendemos que temos com todas as mulheres uma ligação muito profunda; nata”, afirmou o reitor em exercício.

Ele também ressaltou a necessidade da busca da justiça social. “Precisamos estabelecer sempre uma luta de oportunidades para todas as pessoas, uma luta em que devemos firmar sempre o compromisso maior de construção de uma sociedade maior, de uma sociedade mais justa e mais fraterna”, enfatizou Antonio Alvimar. “Não se justifica em nenhum momento da nossa história a atitude de opressão, segregação ou de diminuição de qualquer ser humano”, alertou.

Mensagem-Reitoremexercicio

MAIS ATRAÇÕES

Na comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, foram promovidas outras atividades como debates sobre o empoderamento feminino, campanhas de combate à violência contra a mulher, apresentação musical, palestra e atendimento extensionista ao público em geral. A programação foi iniciada terça-feira (6).

Dia MulherHUCF1A programação foi organizada pela Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Biblioteca Central, Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Observatório do Empoderamento Feminino, Comitê Local do IFMSA, Hospital Universitário, Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência e o Museu Regional do Norte de Minas.

Na terça-feira, no Museu Regional aconteceu a mesa redonda “Mulheres, Saberes, Fazeres e Ações”, iniciativa do coletivo “Mulheres, Democracia e Poder”. Na quarta-feira, foi aberto o I Colóquio Regional, organizado pelo Observatório do Empoderamento Feminino, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais.

Com 130 inscritos, o evento teve como tema “O Feminismo em Debate: Lutas e Representações Femininas”, com debates e mesas redondas entre pesquisadoras da Unimontes e de instituições parceiras, no auditório do prédio 3. O colóquio teve continuidade nesta quinta-feira, com duas conferências de 8 às 11 horas e às 19 horas.

EVENTO PARA O GRANDE PÚBLICO

O Dia Internacional da Mulher também foi comemorado em evento aberto ao público em geral numa mobilização dos alunos do curso de Medicina que integram o Comitê Local da Unimontes da IFMSA (International of Federation of Medical Students Associations of Brazil). Trata-se do coletivo “Quebrando o Silêncio”, realização conjunta com a Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

O evento foi realizado no horário das 8 às 12 horas, na Praça Doutor Carlos Versiani, no Centro de Montes Claros, com a divulgação dos serviços e ações para minimizar a violência contra a mulher e, ainda, mobilizar a sociedade na denúncia de casos de abuso e de violência.

Atendimento quebrandosilencio

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

No âmbito do HUCF, as servidoras e pacientes participaram de três intervenções especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, pela manhã e à tarde, em consonância com os turnos de trabalho. Foram programados: lanche especial, no Serviço de Nutrição e Dietética (SND), e o Momento de Beleza “Mary Kay”, no pátio da Administração, além de apresentação musical em diversos estilos como MPB e música gospel.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito