O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 21 de abril de 2018 | relogio 06:18

Encontro no auditório do prédio 3 debate a Psicologia Social no atual cenário político nacional

 

Abrapso Arte

As contribuições da Psicologia Social Crítica na conjuntura da política nacional serão discutidas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no próximo dia 14, com a realização do I Encontro do Núcleo Montes Claros da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). O tema em debate é “Repensando a Psicologia Social no Atual Cenário Político Brasileiro”.

O evento acontecerá no auditório do prédio 3, no campus-sede, a partir das 8h30, aberto à participação de professores, acadêmicos e profissionais da Psicologia, Medicina, Ciências Sociais, Serviço Social e áreas afins.

O encontro é organizado pelo Núcleo Abraspo em Montes Claros e pelo Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Unimontes, com o apoio do Grupo de Trabalho, Estudos e Pesquisas de Psicologia na Assistência Social (Gtepas), da Universidade e da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

Logo após a abertura, será proferida a palestra “Repensando a Psicologia Social no atual Cenário Político Brasileiro”, com abordagem da doutora em Psicologia Social, Andréa Moreira Lima, coordenadora da Abraspso – Minas Gerais. Com entrada gratuita, a palestra marcará a inauguração do Núcleo da Abrapso (MG) em Montes Claros.

VIOLÊNCIA SEXUAL

Na parte da tarde, das 13h30 às 17h30, haverá o minicurso “Identificação de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que será ministrado pela professora Vera Lúcia Mendes Trabbold, coordenadora do Núcleo Montes Claros Abrapso-MG e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O que é Violência Sexual – indicadores, sinais e sintomas – Para onde encaminhar? É possível prevenir?”. Estas são as questões que serão discutidas no minicurso. Há uma taxa simbólica de participação, com direito a certificado de quatro horas/aula.

A professora Vera Lúcia Trabbold ressalta que “o evento abre o debate sobre as contribuições da Psicologia Social Crítica nesse cenário de incertezas quanto aos rumos da democracia no País, de restrições em relação à manutenção de direitos historicamente conquistados”. Segundo a pesquisadora, “este debate, que inclui o campo dos direitos humanos, especialmente no que se refere aos direitos de crianças e adolescentes, é peça-chave para o enfrentamento da violência na infância e na juventude”.

Ela lembra que o núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social em Montes Claros constitui um “importante espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente às perspectivas históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade”

SERVIÇO
I Encontro do Núcleo Montes Claros
Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social)
Dia: 14 de abril de 2018
Horário: a partir das 8h30
Onde: auditório do prédio 3 - Campus-sede

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito