seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 21 de abril de 2018 | relogio 06:16

Congresso organizado por Ligas Acadêmicas discute cuidados paliativos com os pacientes com câncer

Os cuidados paliativos com os pacientes com câncer serão discutidos durante o II Congresso Multidisciplinar de Oncologia (CMO), que será realizado em Montes Claros, nos dias 20 e 21 de abril. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial, do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros vinculado a Pró-reitoria de Extensão, com a parceria das ligas acadêmicas dos cursos de Medicina da Unimontes, das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC) e da Funorte (Faculdades Integradas do Norte de Minas).

As atividades serão desenvolvidas no auditório das Faculdades FIP-MOC. O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores e acadêmicos dos cursos da área de saúde – Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

Na programação haverá palestras e apresentação de trabalhos científicos – comunicação oral e pôster. Os trabalhos selecionados para o congresso multidisciplinar terão os resumos publicados na Revista Acervo Saúde.

Durante congresso multidisciplinar será iniciado o minicurso “Cuidar, quando a cura não é mais possível”, abordando os cuidados paliativos. No modelo semipresencial, o minicurso será ministrado pela médica oncologista Priscila Miranda Soares, presidente do Projeto da Associação Presente de Apoio aos Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho.

A abertura do evento está marcada para o dia 20, às 18 horas, com a palestra “Oncologia Pediátrica”. A abordagem será feita pela oncologista pediátrica Eliana Cavacami, da Fundação Sara Albuquerque e da Santa Casa de Montes Claros. Às 20 horas, a oncologista Priscila Miranda vai proferir a palestra sobre “Cuidar, quando a cura não é mais possível”. No dia 21, a partir das 8 horas, ela ministrará o minicurso sobre o mesmo tema.

II Congresso Multidisciplinar de Oncologia
Quando vai acontecer: 20 e 21 de abril