seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sábado, 23 de junho de 2018 | relogio 03:23

Pró-Reitoria de Pesquisa promove oficina para alunos do ensino médio sobre aperfeiçoamento da Escrita Científica

Como incremento e maior capacitação dos bolsistas de ensino fundamental e médio vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros, a Pró-Reitoria de Pesquisa realiza na próxima quarta-feira (13 de junho), a Oficina de Escrita Científica.

Podem participar os alunos de escolas públicas que integram dois programas de iniciação científica: O BIC-Júnior, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e o PIBIC-Ensino Médio, fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades serão ministradas de 14 às 18 horas, na sala 301, prédio 1, do campus-sede. A participação é gratuita. Conforme a coordenadora de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, professora Sônia Ribeiro Arrudas, “além das técnicas de escrita científica, a oficina abordará os hábitos de estudo e apresentará alguns dos projetos de Iniciação Científica desenvolvidos pelas duas modalidades de bolsistas”.

Além da professora Sônia Arrudas, a oficina será ministrada pelos professores doutores Marco Túllio Brazão Silva, Filomena Luciene Cordeiro Reis, Maria Jacy Maia Velloso, João Olímpio Soares dos Reis e Ana Ivânia Alves Fonseca.

Ainda segundo a Coordenadoria de Iniciação Científica, a Unimontes possui 60 estudantes do ensino fundamental e médio que são bolsistas, sendo 30 no âmbito do BIC-Júnior, com bolsa mensal de R$ 150,00, e outros 30 por intermédio do PIBIC-EM, com financiamento pelo CNPq de R$ 100,00 a cada mês.

Incentivados à pesquisa antes mesmo do ambiente acadêmico-universitário, os bolsistas são orientados por professores mestres e doutores da Unimontes em projetos de pesquisa. Uma vez selecionado, o estudante dedica oito horas semanais para o desenvolvimento de atividades previstas no plano de trabalho proposto pelo orientador.

Oficina de Escrita Científica
Público-alvo: bolsistas de iniciação científica do ensino fundamental e médio
Data: 13 de junho
Horário: 14 às 18 horas