seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 22 de janeiro de 2019 | relogio 14:32

Governo de Minas Gerais empossa reitor Antonio Alvimar e vice-reitora Ilva Ruas

 
Posse novos gestores 27 12
O Governo de Minas Gerais empossou, na tarde desta quinta-feira (27/12), o professor Antonio Alvimar Souza como reitor e a professora Ilva Ruas de Abreu como vice-reitora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para mandato pelos próximos quatro anos. A posse aconteceu no Gabinete da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O representante do gabinete, Rodrigo Nascimento Lucas, representou a Seccri no momento da assinatura.

A nomeação de ambos ocorreu no último dia 21 de dezembro, em ato assinado pelo governador Fernando Pimentel. No mesmo dia, no campus-sede da Unimontes, foi realizada a solenidade de transmissão de cargos. A assinatura do termo de posse é o ato final para a efetivação do novo reitor e da nova vice-reitora nas respectivas funções para o período entre 2018/2022.

“O ato de posse consolida todo o processo da consulta da comunidade acadêmica. Além disso, expressa o amadurecimento do sucesso alcançado no pleito e que foi consolidado com o ato de nomeação, que ratificou os nossos nomes para estar à frente da Unimontes pelos próximos anos”, pontuou o novo reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

Segundo ele, a gestão que se inicia cumpre a proposta inicial de “Unidiversidade”, com a formação de uma equipe que respeita a convivência entre os novos e os experientes, mulheres, negros e as diversas representações de todos os segmentos da instituição, bem como o respeito á diversidade.

ReitorAA governador reitorJC

“Agradecemos, ainda, de público as manifestações positivas da comunidade externa. A Unimontes se aproximará ainda mais da sociedade regional, com o trabalho voltado para as respostas reais às necessidades que suas ações atendem na nossa região, no Estado, no País e, não menos importante, no processo de internacionalização”, acrescenta o novo reitor.

"ATO LEGÍTIMO"

Posse 27 12A professora Ilva Ruas de Abreu enalteceu a posse como o ato legítimo para que o reitor e a vice-reitora possam assumir a universidade com toda a responsabilidade inerente aos cargos. “É um misto de emoção e responsabilidade. A Unimontes é muito importante e representativa na vida não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade em geral. A posse sacramenta o processo sucessório e reforça a expectativa positiva de contribuir para que a Unimontes cresça e que se consolide cada vez mais em nossa região”.

SOBRE A INSTITUIÇÃO 

O professor Antonio Alvimar torna-se o oitavo dirigente da história da Universidade e substitui o professor João dos Reis Canela que esteve à frente das duas últimas gestões.

A Unimontes é mantida pelo Governo de Minas Gerais e foi criada há 56 anos, proveniente da extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Atualmente, em 12 campi e dois núcleos no Norte de Minas, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Centro do Estado, possui 11,8 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação, educação a distância, técnicos e profissionalizantes. São 160 programas de extensão, 246 projetos de pesquisa e 55 grupos de pesquisa, além de 18 mestrados e 4 doutorados. A Unimontes possui mais de dois mil alunos bolsistas e acordos de cooperação com 29 universidades estrangeiras. O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com 540 mil atendimentos/ano, é referência em saúde gratuita, 100% SUS, para quase 40% do território mineiro.

 

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito