seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 22 de janeiro de 2019 | relogio 14:01

Professor da Unimontes é vice-presidente regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

ENSSES delegacao Unimontes

O professor Diego Tabosa da Silva, do Departamento de Política e Ciências Sociais, é o representante da Universidade Estadual de Montes Claros na nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

No pleito realizado no início do mês, durante o XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, ele foi eleito para assumir a vice-presidência da Regional Leste da ABEPSS, que abrange os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A Unimontes é filiada à entidade desde 2016. O professor da Unimontes fez parte da chapa "Resistir e avançar, na ousadia de lutar!", empossada durante o Encontro.

Sobre as atribuições da vice-presidência no âmbito da Região Leste, o professor Tabosa explica que a “a missão é contribuir para a formação profissional em serviço social de qualidade, além de desenvolver pesquisas, participar de palestras e eventos, bem como incentivar as atividades e os eventos voltados à formação profissional”.

Ainda segundo ele, a articulação passa pela parceria e consenso as demais entidades da categoria: Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), além das unidades de formação acadêmica.

SOBRE O ENCONTRO

Realizado a cada dois anos, o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social aconteceu na primeira semana de dezembro, em Vitória/ES. O tema central "Em tempos de Radicalização do Capital, Lutas, Resistências e Serviço Social" foi debatido em mesas redondas, colóquios de pesquisa e de pós-graduação, reunião de editores das revistas científicas e apresentação de trabalhos científicos.

A delegação da Unimontes foi formada pelos professores pesquisadores Wesley Helker e Diego Tabosa e pelos acadêmicos Bruna Figueiredo, Samuel Pinto, Sabrina Dias, Ivone Mendes, Maria Vitória Oliveira e Andressa Siqueira.

Dois trabalhos vinculados aos estudos e projetos desenvolvidos pelo curso de Serviço Social foram apresentado no evento: “Configuração do Trabalho Docente em Serviço Social: Desafios, Particularidades e Possibilidades em um Município Norte-Mineiro” e “Elementos sobre Pós-Lulismo (Miserável) no Brasil”.

A participação na Universidade teve o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa, Direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Departamento de Política e Ciências Sociais e coordenação do curso de Serviço Social.