seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 21 de abril de 2019 | relogio 08:06

Secretária de Educação agenda visita ao campus para alinhar estratégias com Unimontes e UEMG

Reuniao universidades SEE

O campus da Unimontes sediará, em março, um encontro estratégico da secretária de Educação de Minas Gerais, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant'Anna, e equipe com os reitores, pró-reitores e gestores das universidades vinculadas ao Estado. Na pauta, dentre outros assuntos, a articulação do ensino superior com a educação básica e o ensino médio, especialmente na capacitação de professores e demais profissionais com a oferta de cursos de pós-graduação Lato e Stricto sensu.

A agenda foi definida na reunião promovida pela SEE nessa quarta-feira (30/01), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, da Unimontes, o vice-reitorda UEMG, Thiago Torres Costa Pereira,  e gestores das duas instituições.

Além da visita técnica ao Norte de Minas, a secretária adiantou pontos determinantes para o processo de transição de vínculo das universidades mineiras da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) para a Secretaria de Estado de Educação. A mudança ocorrerá dentro da perspectiva da reforma administrativa que o governador Romeu Zema apresentará à Assembleia Legislativa nas próximas semanas.

MAIS PONTOS

Além da possibilidade de aplicação do know-how das duas universidades mineiras na melhor qualificação dos profissionais da educação básica e do ensino médio, a secretária Júlia Figueiredo propôs que a Unimontes e a UEMG promovam um diagnóstico para redescobrir as vocações das regiões onde as instituições estão inseridas, a partir das novas potencialidades que estas cidades possuem.

Reuniao 30JAN

Entre as sugestões, a revisão sobre quais cursos superiores, técnicos e profissionalizantes podem ser adequados a esta nova realidade, com articulações com os meios de produção e de serviço das regiões, sociedade civil, organismos estatais, municípios e empresas.

Pela Unimontes, também participaram do encontro o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Vieira, o assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga, a chefe do Escritório de Representação da Unimontes em Belo Horizonte (ERU), Cristiane Fátima do Monte Saldanha; o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Irineu Ribeiro Lopes, e o chefe de Gabinete, Allysson Danilo Dantas.

META

A secretária Júlia Figueiredo apresentou ainda dados do plano de ajustamento administrativo estabelecido pela nova gestão do Governo do Estado, com adequações e reajustes administrativos. A medida envolverá todos os órgãos e autarquias em Minas Gerais, que deverão apresentar nos próximos dias um plano de ajustes.

Por outro lado, adiantou que o Estado articulará com estas mesmas instituições a possibilidade de parcerias, convênios e acordos técnicos no formato de parcerias público-privada (PPPs).

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito