seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Terça-Feira, 21 de maio de 2019 | relogio 03:40

Secretária de Educação visita Unimontes e discute parcerias – em destaque potencialidades da instituição

visita-sec-educacao-mg

A Universidade Estadual de Montes Claros atuará conjuntamente com a Secretaria Estado de Educação (SEE), buscando não somente o bom funcionamento dos seus cursos, mas também a implementação de ações estratégicas para a melhoria de todo setor educacional. A parceria foi discutida nesta quarta-feira (13/03), durante visita da secretária de Estado da Educação, Julia Figueiredo Goytacaz Sant"Anna, à sede da Unimontes, no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), no campus-sede.

Recebida pelo reitor, professor Antônio Alvimar Souza, e pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, a secretária Julia Sant"Anna participou de reunião técnica com os integrantes da Gestão Superior da Universidade. Na oportunidade, conheceu a estrutura, ações, serviços e potencialidades da Unimontes, que atua em uma área correspondente a 40% do território mineiro, alcançando cerca de 2,5 milhões de pessoas.

“Nossa proposta é buscar a melhoria da qualidade do ensino em toda a região”, afirmou a secretária, enaltecendo a importância da “parceria institucional” com a Unimontes para a implantação de projetos de sua pasta. Ela esteve acompanhada do assessor de Relações Institucionais da SEE, Felipe Michel Santos Araújo Braga.

visita-sec-educacao-mg-aberta

Júlia Sant’Anna informou que a Secretaria está adotando uma série de medidas de racionalização de gastos para a busca do equilíbrio financeiro do Estado e para a garantia do pagamento dos salários dos professores e de serviços básicos como o transporte escolar. “É essencial que tenhamos educação pública de boa qualidade”, observou. Ela destacou também a necessidade de ações para a garantia da melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios.

sec-educacao-julia-mgO professor Antonio Alvimar ressaltou que a Unimontes tem a função primordial de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da formação educacional. “Temos que pensar no bem do nosso País e no bem da educação”, conclamou.

O reitor destacou ainda que a Universidade exerce  papel preponderante no processo de desenvolvimento socioeconômico, por atuar diretamente em regiões de baixa renda. Lembrou que, em diversos municípios da área de abrangência da instituição, as pessoas têm dificuldades para o acesso a serviços básicos de educação, saúde e segurança. “Muitos acadêmicos da Unimontes são os primeiros da geração de suas famílias a ingressarem em um curso superior”, lembrou.

O trabalho da Unimontes para a elevação do nível educacional da população também foi enaltecido pela vice-reitora Ilva Ruas. “O principal papel da Universidade é contribuir para a melhoria da educação. Vamos trabalhar para que os resultados da educação em Minas Gerais sejam os melhores possíveis”, assegurou Ilva Ruas. 

  

 

POTENCIALIDADES E PARCERIAS 

tela

Durante a reunião técnica, a secretária Júlia Sant’Anna assistiu à apresentação interativa da estrutura, cursos e serviços oferecidos pela Unimontes. Os dados foram exibidos pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Rocha Vieira. 

O pró-reitor fez um histórico da atuação da Universidade, lembrando da evolução e dos feitos da instituição em prol do desenvolvimento das regiões de atuação ao longo dos 57 anos de existência. Ele mencionou também as ações nos eixos do ensino, pesquisa, extensão e gestão, citando a ampliação dos cursos a distância (que já atenderam mais de 16 mil alunos), a implantação de cursos de mestrado e doutorado e a realização do concurso público para professor, entre outros avanços.  

Destacou também as oportunidades oferecidas pela Universidade de parcerias com empresas e outras instituições. Entre elas, está a realização conjunta de projetos de pesquisa, visando a busca de soluções e o desenvolvimento de produtos e patentes. 

Além do crescimento do número de cursos, projetos de investigação científica e serviços, com base nos dados de todos os setores da Universidade, durante a apresentação, o pró-reitor abordou o potencial produtivo, exaltando a expertise institucional na capacitação e qualificação de professores.

>> Acompanhe a apresentação disponível no link 

 
UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito