seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 21 de abril de 2019 | relogio 21:35

27 de abril: coletivo sobre direitos e deveres dos ciclistas tem o apoio da Unimontes

 

Ciclista campus ABR

Uma campanha para conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos ciclistas, ampliar as informações sobre o Código Nacional de Trânsito no que se refere aos usuários de bicicletas e divulgar as modalidades esportivas associadas ao ciclismo. Este é um dos objetivos do “Giromoc”, um movimento coletivo que será realizado em Montes Claros, no dia 27 de abril.

A Unimontes é uma das apoiadoras oficiais do evento, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assessoria de Projetos Especiais e da Rádio Universitária. A previsão dos organizadores é de reunir em torno de 500 pessoas com diversas ações sobre a educação no trânsito. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também são parceiros.

“A proposta da gestão é justamente se aproximar das ações que atendam aos interesses da comunidade”, observou o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, durante reunião com o organizador geral do Giromoc, Thiago Martins, e com o assessor de projetos especiais, professor Gilson Fróes, no campus-sede.

Como uma das justificativas para a realização do evento, Tiago cita os números oficiais do Corpo de Bombeiros e do SAMU Macronorte sobre o quantitativo de acidentes registrados em Montes Claros em 2018 envolvendo ciclistas.

Encontro Giromoc

ACIDENTES - “Foram 357 casos registrados no ano passado, em Montes Claros, a maioria de vítimas de queda e de choques contra motos. Há, ainda, pessoas que mesmo após o acidente, não procuram atendimento, o que nos faz acreditar que os casos na cidade são mais comuns e representam mais de 10% dos atendimentos destas duas entidades”, cita.

A concentração do Giromoc será às 7h30, na Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol. Às 9 horas, terá início um passeio ciclístico, com extensão de oito quilômetros. O percurso foi divulgado nessa quarta-feira (10/4) e terá trechos das Avenidas José Correa Machado, Deputado Esteves Rodrigues e Artur Bernardes, Rua Carlos Gomes, Praça Doutor Carlos, Ruas Bocaiuva e Elói Pereira, Avenida Donato Quintino e chegada no estacionamento da Estação Rodoviária.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito