seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Domingo, 21 de abril de 2019 | relogio 21:25

Acadêmicos participam de workshop e ciclo de palestras sobre urgência e emergência

 

Workshop CAMedicina

Para ampliar as noções sobre primeiros socorros, em alinhamento com os serviços de urgência e emergência, o Centro Acadêmico “Mário Ribeiro da Silveira”, do curso de Medicina da Unimontes, promove dois eventos no campus-sede. O primeiro deles é o Workshop, iniciado na tarde desta sexta-feira (12/4), com a participação dos alunos dos primeiros períodos da graduação médica. O Samu Macronorte é parceiro na iniciativa, assim como a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Extensão (CAE/Unimontes).

“É uma oportunidade de grande valor, porque já temos acesso às noções de urgência e emergência ainda nos primeiros períodos do curso”, analisa o acadêmico Fred Lucas Oliveira (3º período), de 19 anos, um dos participantes do Workshop.

Ele defende o “quanto mais, melhor” sobre a ampliação do aprendizado associado à formação acadêmica. “Na grade curricular do curso, os temas de urgência e emergência serão vistos somente no quinto período. Então, acho muito importante já ter o conhecimento básico desde já”, acrescentou.

Dentre as atividades nesta sexta-feira, sob a coordenação de médicos e enfermeiros profissionais do Samu, o suporte básico-teórico e o workshop prático, com a simulação de situações de ressuscitação cardiopulmonar e de imobilização, no caso do atendimento de politraumatizados.

Workshop samu

Neste sábado, a partir das 7h30, no auditório do prédio 6 (campus-sede), acontece o ciclo de palestras de Urgência e Emergência, com temas como “Trauma Toráxico”, “Trauma de Face”, “ABCDE do Trauma” e “Epistaxe (sangramento nasal)”. A monitoria será de professores dos cursos da área de saúde da Unimontes. Participam alunos dos cursos de Medicina da Unimontes, UNIFIPMOC e da Funorte, do 1º ao 12º períodos.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito