logo_unimontes
O teu browser naéo suporta flash. Favor reinstalar o plugin do Flash Joomla Random Flash Module by DART Creations
seta Universidade Estadual de Montes Claros - MG | Sexta-Feira, 01 de julho de 2016 | relogio 10:23

10º Bola Cheia/Unimontes: a importância do esporte na promoção da cidadania

 
Troféu Bola Cheia Evento homenageou os melhores do esporte em 2011, além de promover o resgate da memória esportiva


A importância do esporte como fator de integração social e de promoção da cidadania foi destaque durante a solenidade de entrega do Troféu Bola Cheia/Unimontes (Prêmio Marcelino Paz do Nascimento) – 10ª edição –, realizada na noite dessa terça-feira (27/03), no Automóvel Clube de Montes Claros. A cerimônia, presidida pelo reitor João dos Reis Canela e pelo desportista Denarte D´Ávila (idealizador do troféu), foi acompanhada por cerca de 1,2 mil pessoas. Foram homenageadas 94 pessoas, entre atletas que se destacaram durante o ano de 2011 em competições oficiais, além de ex-atletas, desportistas, torcedores-símbolo, comunicadores, empresas e outros incentivadores do esporte.

O evento contou com a participação do ex-capitão da seleção argentina Juan Pablo Sorín, que foi ídolo no Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil em 2000), do ex-goleiro Raul Plassmann, que, nas décadas de 1960 e 1970 jogou pelo Cruzeiro (Campeão da Copa Libertadores/76) e ainda defendeu o Flamengo (pelo qual foi campeão do mundo em 1981); do ex-atacante Euller, campeão brasileiro pelo Vasco em 2000 e que foi ídolo do São Paulo, Palmeiras, Atlético e do América (BH); e do jornalista Chico Maia, do jornal O Tempo e um dos principais divulgadores do prêmio no Estado.


“A Universidade Estadual de Montes Claros, mais uma vez, está sendo engrandecida ao se envolver em um evento como este, que valoriza o esporte como um instrumento de promoção da cidadania”, afirmou o professor João Canela. “A comemoração dos 10 anos do Troféu Bola Cheia/Unimontes é um momento extraordinário para todos nós, pois também estamos comemorando 50 anos de existência da nossa universidade”, destacou o reitor. “A Unimontes se sente honrada por ter seu nome ligado a iniciativas dessa natureza de reconhecimento ao esforço humano”, completou.

Ele cumprimentou todos os homenageados, a equipe de professores e acadêmicos da Unimontes envolvidos na organização do prêmio e os organizadores do Troféu Bola Cheia/Unimontes, especialmente ao idealizador Denarte D`Ávila, pela iniciativa de enaltecer o esporte como fator de promoção e integração social. “Todos os gestores públicos devem descobrir o esporte como um instrumento de promoção da cidadania e que abre novas perspectivas de melhoria da qualidade de vida para as pessoas”, afirmou João Canela.

Dona AlbertinaO idealizador e organizador do prêmio, Denarte D`Ávila, agradeceu aos parceiros, destacando a importância de a promoção chegar à sua 10ª edição, ganhando, a cada ano, maior reconhecimento da sociedade. Ele salientou que o Troféu, desde a primeira edição, tem sempre o mesmo objetivo: fortalecer a finalidade social do esporte e sua função de promover a verdadeira cidadania.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem à Dona Albertina. Aos 94 anos, mesmo com dificuldade de locomoção por causa da cadeira de rodas e da saúde debilitada, fez questão de ir ao evento acompanhada pelos filhos para receber das mãos do ex-jogador Sorín o troféu de torcedora-símbolo da Associação Esportiva Ateneu – clube tradicional da cidade, fundado na década de 40. Foi aplaudida de pé.

ATLETA E DIRIGENTE DO ANO

Tricampeã sul-americana no Paraguai, campeã brasileira e mineira e com duas medalhas de bronze no torneio pan-americano de squash (El Salvador), Renata Furlletti, de 15 anos, foi escolhida como a atleta do ano pelo conjunto de conquistas em 2011. Já o professor e médico Nelson Teixeira, diretor do Colégio Biotécnico, instituição cujos atletas, técnicos e equipe receberam o maior número de troféus na noite (8), foi eleito o dirigente do ano pelo incentivo ao esporte, especialmente o de base.

Entre as 94 pessoas homenageados, foram agraciados 46 atletas, técnicos e árbitros de 20 modalidades que contaram com competições oficiais no ano passado (níveis local, regional, estadual, nacional e internacional): atletismo, basquete, caratê, ciclismo, enduro, futebol, futevôlei, futsal, handebol, mountain bike, natação, peteca, skate, squash, supercross, tênis, trampolim acrobático, velocross, vôlei e xadrez. O troféu também foi conferido à atleta e ao dirigente do ano e a mais 41 pessoas, entre jornalistas, ex-atletas, ex-técnicos, ex-dirigentes como símbolos do resgate da memória esportiva, além de empresas da cidade com compromisso social ao desporto regional. Além disso, foram prestadas cinco homenagens às modalidades paraolímpicas: natação (2), futsal para surdos (vice-campeão mineiro), “goalball” adaptado para cegos e tênis para cadeirantes.

 

Confira galeria de fotos.

UnimontesCampus Universitário Professor Darcy Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG

Acesso Restrito